Buscar

Cipriano e seu irmão Nancindo, administradores e investidores recifenses, são sócios da Empresa Labuta LTDA, em igualdade de participaçao societária

PERGUNTA COMPLETA: Cipriano e seu irmão Nancindo, administradores e investidores recifenses, são sócios da Empresa Labuta LTDA, em igualdade de participaçao societária, que tem por finalidade investir o capital da empresa em outras empresas de promissoras, sendo administrador desta, Cipriano. Tendo Nancindo mudado-se para Maceió, A Labuta LTDA realiza com este contrato de sociedade por conta de participação, com a finalidade de gerir, em seu nome individual, participações da Labuta nas empresas do Grupo Inova. Como a Labuta é sócia majoritária do Grupo Inova, Nancido figurava como administrador do Grupo Inova. Ocorre que, descontente com a política empresarial empregada por Nancindo, Cipriano, representando os interesses da Labuta LTDA., convoca assembleia extraordinária com a finalidade de destituir Nancindo da gestão. Para tal, os sócios foram convocados por meio de citação com aviso de recebimento e também por edital. Sendo aprovada em ata a decisão, Nancindo é destituído. Inconformado, Nancindo entra com uma ação com finalidade de anular a decisão assemblear. Analise as circunstâncias e julgue os fatos.

💡 1 Resposta

User badge image

Jackeline Sousa Silva Condão Milhomem

Tem-se que Cipriano e Nancindo são administradores em igualdade da Empresa Labuta LTDA, cujo fundamento da referida emresa é investir em outras.

Considerando que ambos são administradores em proporões de iguadade, Nancindo resove investir um capital na Empresa do Grupo Inova, logo o Administrador Cipriano também representando os interesses da Empresa Labuta LTDA, sem comunicar ao sócio Administrador Nancindo, convoca Assembeia extraordinária e destitui o sócio dministrador Nancindo.

Ocorre que inconformado com a situação, o sócio Administrador Nancindo, ingressa com uma AÇÃO ANULATÓRIA DE DECISÃO ASSEMBLEAR.

De acordo com o art. 1085 e parágrafo único, somente poderá excluir extrajudicialmente um sócio administrador,caso a maioria dos sócios representativa de mais da metade do capital socil da empresa, entender que um ou mais sóccios estão pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegável gravidade e desde que esteja previsto  no contrato socila a exclusão por justa causa e essa exclusão só pode se dar desde que o acusado seja ciente em tempo hábil para comparecer e exercer o seu direito de defesa, (art. 5ºLV da CF/88).

Assim, evidencia-se a necessidade de demonstrar e definir as razões da expulsão do sócio da Sociedade LTDA, como por exemplo, os atos de inegável gravidade.

 o edital deverá ser impresso e assinado pelas pessoas que convocam a assembleia geral.

Em seguida, deve-se publicá-lo em jornal de grande circulação e em órgão oficial de imprensa da União ou do Estado, conforme o local da sede da sociedade. O anúncio de convocação da assembleia deverá ser publicado por pelo menos três vezes, devendo mediar, entre a data da primeira inserção e a da realização da assembléia, o prazo mínimo de 8 (oito) dias, para a primeira convocação, e de 5 (cinco) dias, para as posteriores. Estas formalidades são dispensadas quando todos os sócios comparecerem ou se declararem, por escrito, cientesdo local, data, hora e ordem do dia.

No presente caso, os sócios foram convocados por meio de citação de recebimento e por meio de edital, no entanto, o sócio Nancindo (acusado), não foi convocado (art. 1085, pú. CC/02, tampouco o edital foi publicado em jornal de grande circulação, logo a decisão assemblear não respeitou os principios legais autorizativos, portanto deve ser anulada judicialmete).

 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais