Buscar

Qual a diferença entre um NUCLEOSÍDEO e um NUCLEOTÍDEO?

💡 5 Respostas

User badge image

A Lynn

Boa noite!

O nucleotídeo é formado por um açúcar (pentose), que será uma ribose ou desoxirribose; por uma base nitrogenada no carbono 1, que poderá ser do tipo Purina (Adenina ou Guanina) ou Pirimidina (Citosina, Timina ou Uracila); e por um fosfato no carbono 5. 

Enquanto o nucleosídeo, é um composto bem parecido, porém que possui apenas a pentose e a base nitrogenada. 

Espero que essa imagem possa auxiliar na resposta!

Bons estudos! =)

5
Dislike0
User badge image

Pedro Henrique Mesquita

A diferença entre um nucleotídeo e um nucleosídeo é a presença de fosfato.

Os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos (base nitrogenada + açucar[pentose] + ácido fosfórico). O nucleosídeo é constituído somente pelo açucar e pela base nitrogenada, por uma ligação glisídica. O terceiro componente dos ácidos nucleícos é o ácido fosfórico. Quando esse ácido forma uma ligação éster fosfato com um nucleosídeo, o composto resultante é chamado nucleotídeo.

2
Dislike0
User badge image

Carol Rodrigues

Nucleotídeos são monômeros que compõem os ácidos nucleicos do DNA e RNA. Cada nucleotídeo tem três componentes combinados: um açúcar de 5 carbonos, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. São as unidades do DNA e RNA, participando no armazenamento e na transmissão da informação genética. Atuam nas reações de transferência de energia química nas células, são componentes estruturais de cofatores enzimáticos e atuam como segundos mensageiros.Nucleosídeo é constituído por uma base nitrogenada (citosina, adenina, guanina, timina ou uracila) e por uma pentose (ribose ou desoxirribose) sem a presença do grupo fosfato.  Um nucleosídeo é um nucleotídeo sem o agrupamento fosfato.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais