Buscar

tipos de Direito??

direito positivo e direito natural, qual a diferença??

💡 3 Respostas

User badge image

Welton Barreto

O direito natural é a idéia abstrata do Direito; o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e anterior – trata-se de um sistema de normas que independe do direito positivo, ou seja, independe das variações do ordenamento da vida social que se originam no Estado. O direito natural deriva da natureza de algo, de sua essência. Sua fonte pode ser a natureza, a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos.
 
O direito natural é o pressuposto do que é correto, do que é justo, e parte do princípio de que existe um direito comum a todos os homens e que o mesmo é universal. Suas principais características, além da universalidade, são imutabilidade e o seu conhecimento através da própria razão do homem.
 
Anteriormente, o direito natural tinha o papel de regular o convívio social dos homens, que não necessitavam de leis escritas. Era uma visão objetiva. Com o surgimento do direito positivo, através do Estado, sua função passa a ser uma espécie de contrapeso às atividades legitiferante do Estado, fornecendo subsídios para a reivindicação de direitos pelos cidadãos, passando a ter um caráter subjetivo.
 
O direito positivo pode ser definido como o conjunto de normas jurídicas escritas e não escritas, vigentes em um determinado território e, também internacionalmente, na relação entre os Estados. Embora apareça nos primórdios da civilização ocidental, o direito positivo se consolida como esquema de segurança jurídica a partir do século XIX.
 
O direito positivo é o conjunto de normas que apresentam formulação, estrutura e natureza culturalmente construídas. É a instituição de um sistema de regras e princípios que ordenam o mundo jurídico.

 

Diferenças entre o direito natural e o positivo:

 

  • O direito positivo é posto pelo Estado; o natural, pressuposto, é superior ao Estado.
  • O direito positivo é válido por determinado tempo (tem vigência temporal) e base territorial. O natural possui validade universal e imutável (é válido em todos os tempos).
  • O direito positivo tem como fundamento a estabilidade e a ordem da sociedade. O natural se liga a princípios fundamentais, de ordem abstrata; corresponde à idéia de Justiça.
4
Dislike0
User badge image

Tiago Cunha

O direito positivo,é aquele que está positivado, enquanto o direito natural pressupõe que existem normas vigentes mesmo sem positivação, ligadas a uma ética universal.

 

1
Dislike0
User badge image

Moukaiber C. Vilela

Os direitos também podem ser reconhecidos de outra forma. São 4 tipos de direitos reconhecidos atulamente. Deixando de lado o paradgma ente direito natural e direito positivo o que temos em comum é que o direito existe e existe para um fato(s) e um sujeito(s). Esses paradigmas do direito renderam muita filosofia e por esse lado chegamos a teoria que os direitos resuntam de um processo historico totalmente cumulativo, e por isso falamos de gerações/dimensoes de direitos. A 1° dimensão trata de direitos civis, politicos e individuais, eles compreendem a liberdade individual e a limitação do poder do Estado. A 2° dimensão trata dos direitos sociais, economicos e culturais, compreendem a valoração do ser humano e de seu espaço, clama a atuação do estado para promover a dgnidade em sentido lato. A 3° dimensão volta-se para a essência do ser humano, aos seus sentimentos de solidariedade e fraternadade, são os direitos a paz, ao meio ambiente, a proteção dos animais e etc... Por fim a 4° e ultima dimesão que nada mais é que o direito a democracia, á efetiva particiapção do cidadão na elaboração do Estado.

A partir da comprensão desses direitos tendo em vista o contrato social o  homem é e foi capaz de criar o direito para regulamentar a conduta de suas relações socias, seja com ele mesmo ou seja com o Estado (Constitucionalismo. Direitos constitucionais = garantia maior). A partir da organização dessa conduta o homem criou varios âmbitos do direito compreendendo e respeitando a lei maior (EX: cód. civil, direito do consumidor CDC, cód penal e etc...).

Para usufluir desses direito o homem também criou mais direitos;

Direito Processual: instrumento de direitos.

Direito A Termo: Inicio e fim para um direito.

Direito Adquirido: ato juridico perfeito, direito direito juridicamente de fato. EX: aposentadoria.

Direito Eventual: um direito certo que está por vir. Ex: assumir vaga em concurso.

Direito Futuro: um direito incerto que está por vir. EX: herança.

Direito Positivo: o que está positivado na lei. (possui lacunas)

Direito Objetivo: Aquele cuja a finalidade tem de se cumprir. Ex: pagar a conta de luz.

Direito Subjetivo: A vontade de se executar um direito, nem sempre essa vontade é fundamentada. surge daí a EXPECTATIVA DE DIREITO: achar que tem um direito mais não tem.

*Com certeza deve ter mais classificações e é sempre bom a gente compartilhar nosso entendimento aqui.

Grato.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais