Buscar

Saneamento Basico

Saneamento Basico O processo de eutrofização causa a proliferação de algas e da vegetação aquática, alterando o sabor, odor e coloração dos mananciais. O processo é responsável ainda por causar um aspecto desagradável aos corpos hídricos, com danos à vida aquática, devido à diminuição da penetração da luz solar, do nível de oxigênio dissolvido, além de causar prejuízos à navegação e ao funcionamento de bombas e turbinas. As principais fontes de poluição causadoras deste processo são ricas em:     

💡 2 Respostas

User badge image

Sara Maia

O descarte de resíduos industriais e alguns processos de produção, como os das indústrias metalúrgicas, de tintas, cloro e plástico PVC, são as principais fontes de emissão de metais pesados, que contaminam cursos d’água quando despejados irregularmente. Entre as substâncias tóxicas lançadas estão o mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico, bário, cobre, cromo e zinco. Por outro lado, a incineração de lixo urbano também produz fumaças ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Eutrofização, também conhecida como eutroficação, é um processo em que ocorre a modificação das características químicas, biológicas e físicas de águas paradas (represas, lagos e açudes, por exemplo).

A palavra tem origem grega e faz referência a grande quantidade de nutrientes presentes nas águas que passam por este processo. Em grego, eu significa bom ou verdadeiro e trophein significa alimento, nutriente.

A eutrofização pode ter causas naturais ou ser provocado por uma ação humana negativa nas águas (causas artificiais). Atualmente, tem se tornado um problema ambiental grave, derivado do aumento do descarte de lixo, esgoto e substâncias químicas, principalmente nas águas de lagos do Brasil próximos ou dentro de grandes centros urbanos.

As principais causas da eutrofização artifical são:

  • Lançamento, em águas represadas, de resíduos orgânicos (principalmente derivados de esgoto doméstico);
  • Descarte de água poluída, principalmente por parte de indústrias. Muitas empresas de mineração, por exemplo, descartam resíduos usados em seus processos em águas represadas;
  • Na zona rural, lançamento de fertilizantes químicos em águas represadas.

Fonte: https://www.suapesquisa.com/meio_ambiente/eutrofizacao.htm. Acesso em 01 de julho de 2018

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais