Buscar

como a resistência e a tensão dos ligamentos determinam a amplitude do movimento em uma articulação?

💡 2 Respostas

User badge image

maisa bruna teixeira

3 fatores  determinam a amplitude dos movimentos de uma articulação

Estrutura dos óssos envolvidos na articulação (olécrano da ulna evita hiperextensão do cotovelo).

  • Resistência da cápsula articular, resistência e tensão de ligamentos e tendões associados.
  • Tamanho, disposição e ação dos músculos envolvidos.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Vamos relembrar alguns conceitos relacionados a flexibilidade e extensibilidade para respondermos essa pergunta.


Segundo a NASM (2012) a flexibilidade pode ser simplesmente descrita  como a capacidade de movimentar a articulação num completo ângulo de movimento – amplitude de movimento (AM). A amplitude de movimento de uma articulação é determinada pela extensibilidade normal de todos os tecidos moles que a circundam. Uma característica importante do tecido mole é que só vai adquirir extensibilidade eficiente se um controle otimizado do movimento for mantido através de toda amplitude de movimento. O controle otimizado do movimento é referido como amplitude de movimento dinâmica, que passa a ser a combinação da flexibilidade e capacidade do sistema nervoso de controlar a amplitude de movimento eficientemente.

A flexibilidade pode ser entendida como a extensibilidade normal de todos os tecidos moles que permitem total amplitude de movimento de uma articulação. Quando os músculos são recrutados  devem ser capaz de se mover livremente (extensibilidade) em todas as direções controladas pelo SNC.


Para Barbanti (2010) a flexibilidade é uma propriedade intrínseca dos tecidos moles do corpo que determinam a amplitude de movimento conseguida em uma articulação ou em um grupo delas, ou seja, da viscoelasticidade dos músculos, ligamentos e outros tecidos.

Enquanto a flexibilidade é a capacidade de um músculo alongar, como quando os músculos posteriores da coxa são alongados durante a flexão do tronco e quadril para frente, a mobilidade é um conceito mais amplo, pois envolve os músculos e articulações, Mobilidade é também mais inclusiva ao descrever a liberdade de movimento. Um bom exemplo de mobilidade é durante o agachamento quando o executante é capaz de manter os calcanhares em contato com o solo, no ponto em que as coxas são paralelas ao chão. Observe que o agachamento envolve múltiplas articulações e músculos.


Para Schneider et al (1995) Mobilidade é a capacidade para executar movimentos dentro de grande amplitude de movimentação. A mobilidade é um dos cinco elementos básicos que determinam a performance física do indivíduo. A mobilidade pode ser dividida em dois componentes: flexibilidade e capacidade de extensão. A flexibilidade é uma característica das articulações e dos discos, enquanto a extensibilidade depende dos músculos, dos tendões, dos ligamentos e das capsulas articulares.

fonte:http://www.educacaofisica.com.br/noticias/flexibilidade-x-mobilidade-compreendendo-o-conceito/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais