Buscar

Quais são as radiações do radioisótopos ?

💡 2 Respostas

User badge image

David Melo

á-se o nome de radioisótopo ao isótopo de um elemento que apresenta radioactividade. Isto significa que o isótopo em questão é radioactivo.

Convém recordar que os isótopos são aqueles elementos químicos que têm uma quantidade idêntica de protões, embora uma quantidade diferente de neutrões. Por esta particularidade, os isótopos têm em comum as propriedades químicas e encontram-se no mesmo sítio dentro da tabela periódica de elementos.

A radioactividade, por sua vez, é a propriedade dos corpos cujos átomos, quando se desintegram espontaneamente, emitem radiações. A radiação ioniza o meio que atravessa, conseguindo diferentes efeitos.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Isótopo radioativo é qualquer uma das várias espécies do mesmo elemento químico com diferentes massas cujos núcleos são instáveis ​​e dissipam o excesso de energia ao emitir espontaneamente radiação na forma de raios alfa , beta e gama. Todo elemento químico possui um ou mais isótopos radioativos. Por exemplo,hidrogênio , o elemento mais leve, tem três isótopos com massa números 1, 2 e 3.


Apenas hidrogênio-3 (trítio ), no entanto, é um isótopo radioativo , sendo os outros dois estáveis. Mais de 1.000 isótopos radioativos dos vários elementos são conhecidos. Aproximadamente 50 destes são encontrados na natureza; os demais são produzidos artificialmente como produtos diretos de reações nucleares ou indiretamente como os descendentes radioativos desses produtos. Os isótopos radioativos têm muitas aplicações úteis.


Dentro da medicina , por exemplo, o cobalto- 60 é amplamente utilizado como fonte de radiação para impedir o desenvolvimento de câncer . Outros isótopos radioativos são usados ​​como rastreadores para fins de diagnóstico, bem como em pesquisas sobre processos metabólicos. Quando um isótopo radioativo é adicionado em pequenas quantidades a quantidades comparativamente grandes do elemento estável, ele se comporta exatamente igual ao isótopo comum quimicamente; pode, no entanto, ser rastreado com um contador Geiger ou outro dispositivo de detecção.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais