Buscar

O que é pena e medida sócio educativa?

Sanções.

💡 6 Respostas

User badge image

Clesyo Kym da Silva Souto Maior

Penas e medidas sócio educativas são modalidades de sanções, e poderão ser aplicadas aos imputáveis, iniputáveis e semi imputáveis.

1
Dislike0
User badge image

Isabel da Cruz

A medida socioeducativa é aplicável ao adolescente autor de ato infracional (conduta descrita como crime ou contravenção penal), enquanto a pena somente pode ser aplicada ao maior de dezoito anos de idade. O Ecriad rege as medidas socioeducativas, o Código Penal regula as penas.

A pena apresenta, resumidamente, três funções: a) retributiva (ao mal do crime impõe-se o mal da pena); b) preventiva (intimidar osmembros da sociedade para que não pratiquem crimes); c) recuperativa (forma de corrigir, reeducar, recuperar socialmente o indivíduo). 

Fonte: http://suasvitoria.wordpress.com/2012/09/25/medida-socioeducativa-nao-e-pena/

0
Dislike0
User badge image

Laércio Quadros Neto

Medidas socioeducativas são medidas aplicadas pelo Juiz com finalidade pedagógica em indivíduos infanto-juvenis (adolescentes, ou seja, inimputáveis maiores de doze e menores de dezoito anos, que incidirem na prática de atos infracionais (crime ou contravenção penal). Medidas de natureza jurídica repreensiva e pedagógica para inibir a reincidência dos mesmos e prover a ressocialização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais