Buscar

definição de rating?

preciso da definição completa,não resumida, do conceito de rating

💡 5 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

Economia: O que é o rating?

Todos os dias há notícias que dão conta da descida do rating em Portugal. Mas este é um conceito nem sempre claro. Aurora Teixeira, professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, ensina em que consiste esta escala internacional, bem como todo o processo que a envolve.

Aurora Teixeira começa por dizer que, a nível mundial, são três as maiores agências de rating. Os seus nomes não são, de todo, desconhecidos pelos portugueses: "Fitch", "Moody's" e "Standard & Poor's".

Estas agências elaboram uma escala de classificação(o rating) que permite aos investidores conhecer o risco de compra ou aquisição da dívida soberana de um país. Os "compradores" sabem, assim, o risco de incumprimento por parte da entidade emitente.

Os níveis de rating, que são transversais a todas as agências, vão do "AAA", o mais alto, e podem chegar ao "D", o mais baixo. A partir do "BBB", o investimento passa para o campo da especulação e torna-se de risco. A partir deste patamar, os países ou as empresas em análise são classificadas como "lixo".

Quanto pior a economia de um país, mais letras vão retirando as agências. Assim, o nível "AA" é pior que o "AAA". Podem, ainda juntar-se símbolos (positivos e negativos) a cada nível, como afirma a docente da FEP. Esta adição baseia-se na tendência prevista pelas agências. A "Standard & Poor's" disponibiliza [PDF] mais informações sobre a gradação.

Aurora Teixeira acrescenta, ainda, que estas agências são pagas pelos serviços que prestam. No entanto, elas não são solicitadas pelos estados. Quando um estado soberano põe no mercado a dívida pública, e tem um bom rating, é provável que tenha várias propostas de negócio. Isto porque os investidores sabem que esse país vai ser cumpridor.

 

Autora do Artigo: Catarina Gomes Sousa - lcc08025@letras.up.pt 

0
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

P.S. - Leia o último capítulo (capítulo 8), à partir da página 300 do livro Ensaios Sobre Economia Financeira que detalhará bem sobre a questão dos níveis de rating. Segue o link para download do pdf que adicionei aos arquivos de sua disciplina:

 

https://passeidireto.com/arquivo/3531500/ensaio-sobre-economia-financeira---livro---bndes

 

Bons estudos!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um rating de crédito é uma avaliação do risco de crédito de um possível devedor, prevendo sua capacidade de pagar a dívida e uma previsão implícita da probabilidade de inadimplência do devedor.


A notação de risco representa uma avaliação de uma agência de notação de risco das informações qualitativas e quantitativas do devedor potencial, incluindo informações fornecidas pelo devedor potencial e outras informações não públicas obtidas pelos analistas da agência de notação de risco.


Uma classificação expressa a probabilidade de a parte classificada entrar em default dentro de um determinado horizonte de tempo. Em geral, um horizonte de tempo de um ano ou menos é considerado de curto prazo, e qualquer coisa acima disso é considerada de longo prazo. No passado, investidores institucionais preferiam considerar ratings de longo prazo. Atualmente, as classificações de curto prazo são comumente usadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais