Buscar

A lei de Boyle associa:

💡 2 Respostas

User badge image

Wellington Ferreira

A lei de Boyle-Mariotte afirma que à temperatura constante para uma quantidade fixa de massa, a pressão absoluta e o volume de um gás são inversamente proporcionais. A lei também pode ser definida de uma maneira um pouco diferente: que o produto entre volume e pressão é sempre constante.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A lei de Boyle, relaciona-se com a compressão e expansão de um gás a temperatura constante . Essa relação empírica , formulada pelo físico Robert Boyle em 1662, afirma que a pressão ( p ) de uma determinada quantidade de gás varia inversamente com seu volume ( v ) a temperatura constante; isto é, na forma de equação, p v = k , uma constante.


A lei pode ser derivada da teoria cinética dos gases, assumindo um gás perfeito (ideal). Gases reais obedecem à lei de Boyle a pressões suficientemente baixos, embora o produto p v geralmente diminui ligeiramente a pressões mais elevadas, onde o gás começa a afastar-se um comportamento ideal.


O que a Lei de Boyle significa é que o volume de uma massa de gás é inversamente proporcional à sua pressão. Esta relação linear entre pressão e volume significa dobrar o volume de uma dada massa de gás e diminuir seu volume pela metade. É importante lembrar que as unidades para as condições inicial e final são as mesmas. Não comece com libras e polegadas cúbicas para unidades iniciais de pressão e volume e espere encontrar Pascal e litros sem converter as unidades primeiro.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais