Buscar

Biologia celular

Permeases são proteínas transmembrana que contribuem para o transporte de substância entre os meios intra e extracelulares, obedecendo a um gradiente de concentração, onde a via de fluxo desses solutos acontece do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Indique o tipo de transporte que se refere ao enunciado.

 

transporte passivo por osmose
  transporte passivo por difusão facilitada
  transporte ativo através de ATPases
  transporte ativo por difusão facilitada
  transporte passivo por difusão simples

💡 7 Respostas

User badge image

Priscila Elias do Nascimento

Transpprte passivo por difusão facilitada
4
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Transporte passivo por difusão facilitada

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Permeases são proteínas transportadoras que que atravessam a membrana celular e quando um soluto liga-se à permease, ocorre uma alteração conformacional na proteína, permitindo o transporte. O transporte de solutos através de membranas pode ocorrer através de transporte ativo ou passivo. 


O transporte ativo envolve gasto de energia e ocorre no sentido contrário do gradiente de concentração ou de voltagem de um soluto, ou seja, ocorre do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Já o transporte passivo ocorre sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. O transporte ativo ocorre apenas por meio de permeases, que neste caso normalmente são chamadas de "bombas" (exemplo: bomba de sódio e potássio), enquanto o transporte passivo pode ocorrer por difusão simples (o soluto atravessa a membrana) ou por difusão facilitada (através de canais iônicos ou permeases).


O enunciado cita que o transporte ocorre obedecendo o gradiente de concentração, ou seja, através de transporte passivo, que por sua vez pode ser por difusão simples (através da membrana) ou difusão facilitada (permeases ou canais iônicos), dessa forma, o tipo de transporte referido é: transporte passivo por difusão facilitada.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais