Buscar

O sociólogo Antonny Giddens afirma que:

"Ele é a habilidade de os indivíduos ou grupos fazerem valer os próprios interesses ou as próprias preocupações, mesmo diante da resistência de outras pessoas". Esta é a definição de que?

💡 3 Respostas

User badge image

Thayna Castro

Poder

4
Dislike0
User badge image

Glauber Lima

Poder
2
Dislike0
User badge image

LR

Resposta: O PODER é a “habilidade de os indivíduos ou grupos fazerem valer os próprios interesses ou as próprias preocupações, mesmo diante da resistência de outras pessoas” (GIDDENS, 2005: 342).

Contexto da frase em Sociologia (GIDDENS, 2005: 342), sobre Governo, política e poder:

“Assim como outros tantos aspectos das sociedades contemporâneas, o domínio do governo e da política também vem passando por grandes mudanças. O governo refere-se à representação regular de políticas, decisões e assuntos de Estado. por porte dos servidores que compõe um mecanismo político. A política diz respeito aos meios pelos quais o pode é utilizado para influenciar o alcance e o conteúdo das atividades governamentais. A esfera política pode ultrapassar em muito os limites do campo das próprias instituições do Estado.”

“O estudo do poder é de fundamental importância para a sociologia. O poder consiste na habilidade de os indivíduos ou grupos fazerem valer os próprios interesses ou as próprias preocupações, mesmo diante da resistência de outras pessoas. As vezes, essa postura envolve o emprego direto da força, como no caso em que as autoridades indonésias se opuseram violentamente ao movimento democrático do Timor-Leste. O poder é um elemento que está presente em quase todas as relações sociais, incluindo aquela que existe entre o empregador e o empregado. Este capítulo concentra-se em um aspecto mais restrito do poder, o governamental. Sob essa forma, o poder está quase sempre acompanhado de ideologias utilizadas para justificar as ações dos poderosos. Por exemplo, o emprego da força no Timor-Leste, por parte do governo indonésio, contra o movimento a favor da democracia foi uma defesa da integridade territorial indonésia contra um movimento regional pela independência.”

“A autoridade é o emprego legítimo do poder. Por legalidade entende-se que aquele que se submete à autoridade de um governo consentem nessa autoridade. Assim, o poder é deferente da autoridade. Quando as manifestações pró-democracia no Timor-Leste ganharam força, e o governo respondeu prendendo e matando os ativistas, isso foi um exercício de poder, mas também um sinal de perda de autoridade do governo.”

Referência bibliográfica:

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais