Buscar

Avaliando de Direito Penal I

Analise as duas asserções: Considerando-se a divisão funcional do poder político do Estado, em que cada função estatal básica é atribuída a um órgão especializado, fica inadequado o uso do termo ¿Separação ou Organização dos Poderes¿, pois este é uno e indivisível. O que há não é a sua divisão, mas sim, a repartição das funções estatais básicas, atribuídos a órgãos independentes e especializados. Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
Quest.: 3
 
  As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
  As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  As duas proposições são falsas.
  A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
  A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Segundo Marcus Cláudio Acquaviva, em seu tratado Teoria Geral do Estado, o correto é falar em separação das funções, e não do poder, in verbis:

"[...] Assim, a expressão separação de Poderes passa a ter conotação meramente política, porque juridicamente é equivocada. Não há, na verdade, separação de Poderes no Estado, porque o poder político é, naturalmente, uno é indivisível. Daí ser mais apropriado o termo função, em vez de poder".

Deste modo, o correto é falarmos em funções do governo do Estado ou, abreviadamente, funções do Estado, e não em poderes do Estado.

Do mesmo modo entende Bonavides que, citando Hegel, nos esclarece que o correto é falar em “distribuição de funções”, e não em “separação de poderes”:

"[...] a razão estava com Hegel quando este filósofo político [...] asseverou que a [...] separação de poderes destruiria a unidade do poder estatal, por sua natureza indivisível [...] O princípio vale unicamente por técnica distributiva de funções distintas entre órgãos relativamente separados".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais