Buscar

Biologia

As células de eucariotos são caracterizadas pela presença da carioteca e diversas organelas, cada qual com sua função específica. De acordo com seu conhecimento sobre as funções dessas organelas, avalie as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
Quest.: 5
 
  Peroxissomo contém enzimas hidrolíticas com função de degradar partículas vindas do meio extracelular, assim como reciclar outras organelas e componentes celulares envelhecidos.
  Ribossomos estão presentes no retículo endoplasmático rugoso ou soltos no citolplasma e são responsáveis pela síntese de lipídeos.
  Retículo Endoplasmático Liso funciona como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atuando como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias.
  Lisossomo contém enzimas específicas que são responsáveis pela degradação do peróxido de hidrogênio, que são tóxicos para célula.
  Mitocôndria apresenta DNA circular próprio, membranas interna e externa, ribossomos e é capaz de se dividir. Sua principal função é a síntese de adenosina trifosfato (ATP).

💡 5 Respostas

User badge image

Michelle Cerqueira

Alternativa E) Mitocôndria apresenta DNA circular próprio, membranas interna e externa, ribossomos e é capaz de se dividir. Sua principal função é a síntese de adenosina trifosfato (ATP). 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As células são as unidades básicas que constituem os seres vivos e podem ser procariontes ou eucariontes. Nos seres mais simples, as células encontradas são do tipo procarionte enquanto nos outros são encontradas células eucariontes.

As células eucariontes apresentam material genético envolto pelo núcleo e várias organelas como os peroxissomos, ribossomos, retículo endoplasmático liso, lisossomos e mitocôndrias. Os peroxissomos são organelas que possuem enzimas digestivas e atuam na oxidação de substâncias orgânicas. Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas. O retículo endoplasmático liso é uma estrutura membranosa que atua na síntese de lipídeos. Já os lisossomos são bolsas de enzimas que atuam na renovação celular e na digestão de partículas externas. Por fim, as mitocôndrias são organelas com DNA circular próprio e membranas interna e externa capaz de se replicar que atua na síntese de ATP.

Portanto, a quinta afirmação é a correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais