Buscar

Em um casos de postulação por horas extras perante a Justiça do Trabalho após 1 ano de extinção do contrato, cabe prescrição?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Bonamigo

A Súmula 291 do TST revisou a Súmula 76 que tratava da supressão de horas extras, reformulando o entendimento no que se refere às consequências, tanto para o empregado, quanto para o empregador.

 A Súmula 76 do TST assim estabelecia: 

"O valor das horas suplementares prestadas habitualmente por mais de 2 anos, ou durante todo o contrato de trabalho, se suprimidas, integra-se no salário para todos os efeitos legais."

 Já a Súmula 291 do TST, alterada pela Resolução Administrativa nº 174/2011 de 27.05.2011, assim estabelece:

 

"A supressão total ou parcial, pelo empregador, de serviço suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito à indenização correspondente ao valor de 1 (um) mês das horas suprimidas, total ou parcialmente, para cada ano ou fração igual ou superior a seis meses de prestação de serviço acima da jornada normal.

 O cálculo observará a média das horas suplementares nos últimos 12 (doze) meses anteriores à mudança, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supressão."

 Conclui-se então que, ao invés do empregado ter as horas extras integradas ao salário, conforme dispunha a Súmula 76, receberá uma indenização pela supressão das horas suplementares.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Existem dois prazos prescricionais: para propositura da ação e o período sobre o qual é possível reclamar créditos trabalhistas.

Quanto ao prazo para propositura da ação, são de 2 anos a contar da extinção do contrato para reclamar os créditos trabalhistas pretéritos.

Quanto ao período de referência de créditos trabalhistas que poderão ser reclamados, a reclamação somente poderia pleitear direitos ocorridos 5 anos antes do ajuizamento da reclamação trabalhista.

No caso concreto, é possível postular por horas extras, pois há menos de 2 anos da extinção do contrato, mas somente poderão ser requeridas aquelas laboradas até 5 anos antes do ajuizamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais