Buscar

mitocôndrias

Onde estão localizadas as mitocondiras em céulas que fazem transporte ativo? celúlas ciliadas? espermatozoides? células musculares estriadas?

💡 1 Resposta

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Geralmente encontramos um acumulo mitocondrial em locais celulares que demandam uma maior necessidade energética. Em células em que há intenso transporte iônico, a disposição predominante da mitocôndria é junto ao polo basal, mas podem alcançar o ápice celular, a mitocôndria nessas células, está associada a abundantes dobras da membrana plamática, o que aumenta consideravelmente a área por onde têm lugar o transporte iônico. Nas células ciliadas elas se encontram no polo apical e auxiliam no movimento ciliar (elas se acumulam próximas aos cílios). Os espermatozoides contêm várias mitocôndrias estrategicamente localizadas para fornecer energia ao flagelo, elas se arranjam circundando a parte inicial do flagelo denominada peça intermediária (concentram-se na região entre a cabeça e o flagelo), e têm importante função no fornecimento de energia para a movimentação do flagelo e consequentemente condução do espermatozoide através do trato genital feminino. A célula muscular estriada é responsável pelos movimentos e contrações que são realizadas no corpo. Para realizar esses movimentos a célula muscular necessita de energia, por isso possui um maior número de mitocôndrias, que no processo de respiração celular obtém a energia necessária para a célula exercer sua função. Na célula muscular estriada, em torno das miofibrilas  existem muitas mitocôndrias, pois, a atividade muscular requer muita energia. No sarcoplasma do músculo estriado cardíaco existem muitas mitocôndrias localizadas próximo a cada polo do núcleo e também intercaladas entre os miofilamentos. A concentração de mitocôndrias é muito mais alta do que no músculo esquelético, representando cerca de 40% do volume citoplasmático no músculo cardíaco, contra cerca de 2% no músculo esquelético.

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais