Buscar

matemática aplicada

Ou Lógica é fácil, ou Artur não gosta de Lógica. Por outro lado, se Geografia não é difícil, então Lógica é difícil. Daí segue-se que, se Artur gosta de Lógica, então: I) Se Geografia é difícil, então Lógica é difícil. (V → F = F) a regra do "se então" é só ser falso se o antecedente for verdadeiro e o conseqüente for falso, nas demais possibilidades ele será sempre verdadeiro. II) Lógica é fácil e Geografia é difícil. (V ^ V = V) a regra do "e" é que só será verdadeiro se as proposições que o formarem forem verdadeiras. III) Lógica é fácil e Geografia é fácil. (V ^ F = F) IV) Lógica é difícil e Geografia é difícil. (F ^ V = F) V) Lógica é difícil ou Geografia é fácil. (F v F = F) a regra do "ou" é que só é falso quando as proposições que o formarem forem falsas. Está(ão) CORRETA(S) apena(s) a(s) afirmativa(s):

II.
  I e IV.
  III.
  II e III.
  II e IV.

💡 2 Respostas

User badge image

Thiago Silva

Resposta certa é a B

0
Dislike0
User badge image

Profª. Thayná Leal (matemática)

Pergunta completa:

Ou Lógica é fácil, ou Artur não gosta de Lógica. Por outro lado, se Geografia não é difícil, então Lógica é difícil. Daí segue-se que, se Artur gosta de Lógica, então: 

a) Se Geografia é difícil, então Lógica é difícil. 
b) Lógica é fácil e Geografia é difícil. 
c) Lógica é fácil e Geografia é fácil. 
d) Lógica é difícil e Geografia é difícil. 
e) Lógica é difícil ou Geografia é fácil.

 

Vamos analisar:

"Ou Lógica é fácil, ou Artur não gosta de Lógica"  Como arthur não gosta de lógica é falso, para que essa proposição seja verdadeira lógica é facil deve ser verdadeiro.

"se Geografia não é difícil, então Lógica é difícil" Como vimos anteriormente que "lógica é facil é verdadeira" implica que "lógica é dificil" seja falso.   

Como "lógica é dificil" é falso, para que essa preposição seja verdadeira "geografia não é dificil" também deve ser falsa.

Logo, geografia é dificil. 

Portanto, resposta correta é letra b) 

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais