Buscar

Mencione e explique brevemente cinco distinções entre a revogação e a anulação do ato administrativo.

Quasi são?

💡 2 Respostas

User badge image

Vivian Lacerda

1) Enquanto a anulação desfaz um ato administrativo por razões de ilegalidade, a revogação extingue um ato válido pois este deixou de ser oportuno/conveniente.

2) A anulação, por atingir o ato em sua origem, tem efeito ex tunc, ou seja, retroage a data em que este foi emitido; enquanto a revogação tem efeito ex nunc, ou seja, não produzirá mais efeitos a partir do momento em que for decretada, não sendo atingidos os acontecimentos passados.

3) A anulação pode ser feita pela Administração Pública com base no seu poder de autotutela (súmula 346 e 473/STF) ou pelo Poder Judiciário mediante provocação dos interessados. A revogação só poderá ser feita pela Administração Pública. 

4) A Administração tem o dever (poder vinculado), de anular o ato quando este for feito de forma ilegal, a não ser que esta anulação cause mais prejuízos do que a manutenção do ato ilegal. A revogação, como um ato discricionário, deve ser feita nos limites em que a lei permite.

5) A competência para anular atos adimistrativos é da Administração ou do Poder Judiciário; enquanto o ato administrativo tem que ser revogado por aquele que o praticou.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

ANULAÇÃO

REVOGAÇÃO

vícios de legalidade / legitimidade do ato administrativo

razões de conveniência e oportunidade

ato vinculado

ato discricionário

efeito ex tunc

efeito ex nunc

pode ser determinada pela Administração Pública ou pelo Poder Judiciário

somente a Administração Pública pode revogar atos administrativos

todo ato com vício de legalidade deve ser anulado, respeitado o prazo decadencial de 5 anos para anulação (art. 54, Lei 9784/99)

Há atos administrativos que não podem ser revogados: atos consumados; atos que geram direito adquirido; atos vinculados; atos enunciativos; atos de controle; atos complexos; atos que a lei considera irrevogáveis

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais