Buscar

no coracao existe veis e arterias ?

💡 3 Respostas

User badge image

FERNANDA LIMA

Sim!

0
Dislike0
User badge image

Lu Fujino

Sim. Alguns exemplos:

No átrio direito do coração temos:

Veia cava superior e inferior e artéria pulmonar direita;

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O coração humano é um órgão muscular oco que representa a parte central do sistema circulatório. Ele mede cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Pesa, em média, de 250 a 300 g nos adultos.


O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, pouco inclinado para a esquerda. Situa-se entre os pulmões e atrás dele encontram-se o esôfago e a artéria aorta.


Com a forma aproximada de um cone, o coração está situado na cavidade torácica, entre os dois pulmões, tendo atrás de si o esôfago e a artéria aorta, como os quais forma o mediastino, espécie de repto que separa um pulmão do outro. Sua base volta-se para cima, um pouco desviada para a direita; o ápice dirige-se para baixo e para a esquerda. O tecido cardíaco é vermelho-escuro e apresenta, na superfície, zonas de gordura, que aumentam com a idade.


O sangue circula continuamente em um sistema tubuloso fechado que forma, em conjunto, o aparelho circulatório. Na composição deste, entram os seguintes elementos:

1.°) o coração, reservatório muscular dividido em quatro cavidades;

2.°) as artérias, canais ramificados que conduzem o sangue do coração aos outros órgãos (vasos eferentes), notáveis pela espessura de suas paredes

3.°) as veias, outro sistema ramificado, cujos canais levam o sangue dos vários órgãos ao cora-ção (vasos aferentes), e se distinguem desde logo das artérias pela tenuidade e flacidez das paredes;

4.°) entre esses dois sistemas, o sistema capilar, conjunto de vasos muito finos, que nascem nas artérias e se lançam nas veias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais