Buscar

Qual a importância dos minerais silicatados na formação dos solos?

💡 4 Respostas

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

São minerais que contém o radical SiOY em sua estrutura. Essa é a classe mineral mais importante e de maior ocorrência na natureza. Cerca de 25% dos minerais conhecidos e 40% dos minerais comuns são silicatos. Praticamente todos os minerais que formam as rochas ígneas são silicatos, constituindo, então mais de 90% da crosta terrestre. Assim, principalmente a crosta terrestre continental é formada por uma estrutura básica de Si, O e Al, cujos interstícios são preenchidos por outros elementos como Fe, Ca, Mg, Na, K,...
      Minerais formados essencialmente por grupos tetraédricos SiO2, que estão unidos entre si diretamente ou por meio de cationtes. São os componentes mais importantes das rochas e constituem, com o quartzo, 95% da parte conhecida da crosta terrestre; é a parte mais rica em espécies, e devido à facilidade de sua investigação óptica, constitui uma das classes melhor conhecidas. Fisicamente são reconhecidos com muita facilidade pela sua falta de cor própria, brilhos não metálicos, risco branco, elevado índice de dureza e pelo seu aspecto geral bastante característico.
A maioria dos silicatos é encontrada como constituintes das rochas eruptivas, formados a temperaturas e pressões elevadas, via de regra, em amplas zonas de variação de ambas, com estruturas densas e carentes de água.
Pelo contrário, nas rochas sedimentares devido a ação do ácido carbônico que, nas condições ambientais, destrói os silicatos, não existe formação destes minerais, senão que há fases de transformação dos mesmos, de estruturas geralmente em camadas, com grande quantidade de água de constituição e embebição. Exemplo disto o encontramos nas argilas.
      As propriedades cristaloquímicas dos minerais devem-se, às especiais características do grupo SiO4 e ao tipo de arcabouço que resulta de suas uniões ou junções. Sintetizando, podemos considerar todo silicato como sendo um esqueleto de tetraedros SiO4, cheio de cationtes, em alguns casos, com cationtes e água, em outros, sem nada, como acontece com o quartzo. A disposição dos grupos SiO4 pode se referir a cinco esquemas gerais: Principais formadores de rochas são: quartzo, feldspatos, micas, piroxênios e anfibólio.

Quartzo: D = 7, d = 2.65, SiO2, Brilho = Vítreo às vezes gorduroso em algumas variedades, Cor = A cor da origem a diferentes variedades (Quartzo hialino,ametista , Quartzo rosa , Quartzo Fumê, citrino,Quartzo Leitoso quartzo leitoso, olho-de-gato), Uso = O quartzo tem muitos e variados usos. Suas formas coloridas são largamente usadas como gemas e pedras ornamentais, Ocorrência = Um dos principais constituintes das rochas ácidas.

Micas: As micas cristalizam no sistema monoclínico, os cristais são, de ordinário, tabulares, com planos basais bem desenvolvidos e com um contorno rômbico ou hexagonal tendo ângulos de 60o a 120o , aproximadamente. As micas caracterizam-se por uma clivagem {001} altamente perfeita. Existe substituição iônica limitada entre os diferentes membros. Todavia, é freqüente que dois membros do grupo cristalizem juntos em posição paralela na mesma placa do cristal, com a clivagem estendendo-se através de ambos. Tem como principais variedades: a muscovita, biotita, lepidolita, marganita, flogobita.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Soares

Minerais Silicatados - “A família dos minerais que formam as rochas”

Maioria dos Minerais da crosta terrestre (92%)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais