Buscar

qual a diferença de contração entre os dois lados da membrana ?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Paula

As células vivas apresentam uma diferença de potencial elétrico entre os dois lados da sua membrana: o interior é negativo e o exterior é positivo.

A origem dos potenciais ocorre pela distribuição dos íons dentro e fora da célula, especialmente Na+, K+, Cl- e HPO42-. O potencial pode ser de dois tipos: A) de repouso (estacionário): B) de ação (variação e propagação brusca do potencial, conduzindo mensagens entre células).

Experimentalmente os potenciais são medidos por milivoltímetros, miliamperímetros e osciloscópio. Potenciais Não-Biológicos a) Difusão passiva de íons através de membrana permeável:

Ex.: soluções de NaCl ou de NaH2PO4 b) Difusão ativa de íons por aplicação de potencial ativo por trabalho elétrico de pilha. Potenciais Biológicos Quando se aplica o eletrodo ativo do lado de fora da célula e o eletrodo referencial dentro da célula, observamos a diferença é de +85mV. Quando se aplica o eletrodo ativo dentro da célular e o eletrodo referencial fora da célular, observamos a diferença de –85mV.

Essa distribuição indica que a célula tem uma diferença de cargas: o lado externo é positivo e o interno negativo e ogradiente de voltagem é 85mV. Por convenção o potencial interno é –85mV e o externo 0mV. Potencial de Repouso (estacionário) Baseia-se num mecanismo de alternância entre transporte ativo e passivo de pequenos íons, especialmente Na, K e Cl- 1a. fase: Os íons Na+ entram na célula por transporte passivo, através do gradiente de concentração. 2a. fase: Os íons Na+ são expulsos e os de K+ intorduzidos ativamente na célula.

 

(Curta por favor, obr)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Como a maioria das células excitáveis, as fibras musculares respondem ao sinal de excitação com uma rápida despolarização que é acoplada à sua resposta fisiológica: contração. Se nos lembrarmos que as miofibras são basicamente água com alguns íons dissolvidos separados do espaço extracelular, que também é principalmente água com alguns íons dissolvidos, então a presença de um potencial de repouso pode fazer mais sentido.


Da mesma maneira que uma bateria cria uma diferença de potencial elétrico ao ter diferentes concentrações de íons em seus dois pólos, uma célula muscular gera uma diferença de potencial através de sua membrana celular. A bomba de sódio e potássio acionada por ATP mantém uma concentração artificialmente baixa de sódio e alta concentração de potássio no espaço intracelular, o que gera uma diferença de potencial de repouso na ordem de -75 mV.


A despolarização é obtida por outras proteínas do canal transmembrana. Quando a diferença de potencial próxima dessas proteínas sensíveis à voltagem atinge um nível limiar, a proteína sofre uma mudança conformacional mágica que torna a membrana permeável ao sódio. O sódio extracelular entra imediatamente, atraído tanto pela diferença de carga quanto pelo gradiente de concentração, e localmente despolariza a célula. Quase imediatamente, o potássio também se move no gradiente de concentração - para fora da célula - e o potencial de membrana é restaurado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais