Buscar

Existem 4 categorias de biomoléculas fundamentais para a atividade e sobrevivência da célula. Quais as categorias e quais as funções gerais de cada?

Poderiam me dizer os 4 tipos e funções de cada um?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Carboidratos, de onde obtemos nossa energia.

Os aminoácidos que unidos são os blocos construtivos das proteínas, fundamentais para a manutenção da vida.

Ácidos nucléicos, capazes de manter e perpetuar a vida.

Os lipídeos, que juntamente com carboidratos e proteínas, estruturam as membranas da unidade básica e fundamental da vida – a célula.

2
Dislike1
User badge image

Yago Nonato

Àcidos nucleicos-polímeros que entram na constituição da molécula de DNA cuja a sequencia de bases nitrogenadas são específicas e guardam as características hereditárias do indivíduo, informação da criação de proteínas, da formação da célula. 

Carboidratos- Polímeros utilizados para processos de obtenção de energia  da célula e para armazenagem energética também. Devido à presença de hidroxila, isso os torna mais reativo se tornando um mecanismo de otenção fácil e rápido para a célula.

Lipídios- Moléculas hidrofóbicas que entram no processo de formação das biomembranas ligados a outros grupos(prostéticos) como o fosfato resultando na molécula de fosfolipídio.  são precursores no processo de formação de hormônios sexuais e supra-renais.

 

Proteínas- Polímeros vitais para qualquer processo da atividade celular. Possuem função estrutural, reguladora, enzimática, agem como receptores celulares para que a célula interaja com o ambiente externo sendo também o motivo pelo qual as biomembranas possuem uma variedade tão grande de funções.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais