Buscar

como enxergamos

Como o ser humano enxerga?? O processo de formação da imagem ocorre de que forma??

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O caminho seguido pela luz, depois de chegar aos olhos, pode ser descrito na sequência: córnea, íris,pupila, cristalino, retina e fotorreceptores. A luz de um objeto penetra no olho pela córnea, membrana transparente que reveste e protege o olho externamente. A seguir, a íris, porção colorida do olho, e a pupila, parte central escura,formam o sistema de controle de entrada da luz: a íris controla a abertura da pupila por onde a luz passa. Os raios de luz passam pelo cristalino, que trabalha como um sistema de lentes convergentes, e projetam imagens reais invertidas sobre a retina. Entre o cristalino e a retina há um fluido chamado humor vítreo quepreenche a região. Os fotorreceptores, cones e bastonetes, são células que revestem a retina, transformam as imagens nos estímulos nervosos que são transmitidos pelo nervo ótico ao cérebro, aonde são interpretados. Os bastonetes detectam a luminosidade, mesmo em ambientes com pouca luz, e os cones reconhecem as cores: vermelho, azul e verde, cujas combinações resultam nas cores que vemos. Problemas nas células cone podem levar ao daltonismo, que e a deficiência na visão colorida.A nitidez da imagem projetada na retina é controlada pelo ajuste do foco pela córnea e o cristalino, conforme o objeto se aproxima ou se afastado olho. Esta acomodação visual é feita por meio dos músculos ciliares,que se contraem ou relaxam alterando as curvaturas da córnea e do cristalino. Porém, há limites de aproximação ou afastamento dos objetos, que são chamados de pontos próximo e distante,respectivamente. A distância do cristalino à retina é aproximadamente igual a 2 cm (di=+2 cm), para distâncias objeto variáveis, o foco é ajustado pela musculatura do olho de forma a ajustar a projeção da imagem real sobre a retina. O ponto distante de um olho normal esta no infinito. A distância do ponto próximo é particular de cada pessoa, se um objeto estiver mais próximo do olho do que o ponto próximo, a imagem perde a nitidez. As distâncias destes pontos variam com a idade das pessoas, pois, com o tempo, a elasticidade dos músculos ciliares perde a eficiência. A distânciamédia normal do ponto próximo é cerca de 25 cm.

2
Dislike0
User badge image

Jenifer Teixeira

A luz que entra no olho passa por várias camadas e atinge a retina, onde é transformada em estímulos elétricos, os quais são enviados ao cérebro através do nervo óptico. O cérebro interpreta as informações recebidas e as armazena na memória, de maneira semelhante ao banco de dados de um computador.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Materiais relacionados

28 pág.
SISTEMA ABO RH E MN

Cooperativa Educ De Comodoro

User badge image

Jucinei Penso

Outros materiais