Buscar

PROCEDIMENTO SUMÁRIO

Os juizados estaduais são competentes para ações de até 40 salários mínimos; os juizados federais são competentes (competência absoluta!) para ações de até 60 salários mínimos. Isso esvaziou o rito sumário, retirando-lhe utilidade prática? Como conciliar todas essas normas?

💡 1 Resposta

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

A lei veda o uso de juizados para determinadas ações. como o disposto no art. 3º, §1º, L 10.259/01 dos juizados federais:

§ 1o Não se incluem na competência do Juizado Especial Cível as causas:

I - referidas no art. 109, incisos IIIII e XI, da Constituição Federal, as ações de mandado de segurança, de desapropriação, de divisão e demarcação, populares, execuções fiscais e por improbidade administrativa e as demandas sobre direitos ou interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos;

II - sobre bens imóveis da União, autarquias e fundações públicas federais;

III - para a anulação ou cancelamento de ato administrativo federal, salvo o de natureza previdenciária e o de lançamento fiscal;

IV - que tenham como objeto a impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis ou de sanções disciplinares aplicadas a militares.

 

Da mesma forma, ações que exigem perícia não são submetidas ao juizado estadual, conforme art. 3º, L 9.099/95, que inclusive dispõe que:

§ 2º Ficam excluídas da competência do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, e também as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial.

 

A questão de fazenda pública já está superada pela lei 12.153/09, excluindo-se da competência:

Art. 2º

§ 1o  Não se incluem na competência do Juizado Especial da Fazenda Pública:

I – as ações de mandado de segurança, de desapropriação, de divisão e demarcação, populares, por improbidade administrativa, execuções fiscais e as demandas sobre direitos ou interesses difusos e coletivos;

II – as causas sobre bens imóveis dos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios, autarquias e fundações públicas a eles vinculadas;

III – as causas que tenham como objeto a impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis ou sanções disciplinares aplicadas a militares.

Logo não esvaziou. Mesmo possuindo uma ação com valor acima dos 40 salários mínimos é possível recorrer ao juizado, mas tal questão importa renúncia ao valor excedente.

Na Justiça estadual o juizado é opcional, na Justiça federal não, mas nas ações em que a própria lei exclui elas da competência do órgão judicante, é plenamente eficaz o rito sumário. Lembrando que a jurisprudência de alguns juizados pode servir apenas para se passar raiva, tenho colegas que desistiram de advogar na Justiça Estadual por causa de absurdos feitos por juízes leigos (hoje estão muito bem só advogando na esfera federal).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

PROCEDIMENTO SUMÁRIO

Direito Processual Civil II

User badge image

Thaís Yonamine

Materiais relacionados