Buscar

O que é escassez?

💡 2 Respostas

User badge image

Bianca Lopes

escassez é um termo que descreve uma oposição entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e a quantidade fornecida no mercado.

2
Dislike0
User badge image

Isabel Dos Santos Pedro

qual é a relação entre valor e escassez
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Definição:

A escassez significa que a sociedade tem menos a oferecer do que aquilo de que os indivíduos necessitam (ou desejam) ter. Explicando: para produzir qualquer bem, é necessário ter recursos – terra, trabalho e capital. Entretanto, na sociedade, esses recursos são escassos. A escassez dos recursos, por sua vez, gera a escassez dos bens.

Todavia, a escassez de um bem depende da sua utilidade. Por utilidade entende-se a capacidade que tem um bem de satisfazer uma necessidade (ou desejo).

Entende-se por necessidade qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem.

A escassez dos recursos/bens leva a sociedade a escolher o que como e quanto produzir. A escolha resulta em uma troca – produzir mais um bem implica produzir menos outro. (Ou ainda: satisfazer mais uma necessidade implica satisfazer menos outra necessidade.)

Em resumo, escassez na economia é quando não há produção e distribuição de bens e serviços que atendessem igualmente todo o conjunto da sociedade.

Fonte: http://www2.anhembi.br/html/ead01/economia/lu01/lo3/index.htm

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais