Buscar

Alguém pode me explicar o que foram o período das regências no Brasil?

💡 3 Respostas

User badge image

Perez de Sousa

Foi o período entre 1831 e 1840. Quando D. Pedro I volta para Portugal ele deixa o Império para ser governo por Pedro de Alcântara, que ainda era uma criança. O Brasil passa a ser governado por regentes, o que caracteriza esse período por ser muito turbulento, já que o Brasil não era governado por um monarca legítimo. Para por fim aos conflitos, em 1840, D. Pedro II torna-se imperador, apesar de não ter atingido a maioridade. As revoltas no período regencial eram motivadas pela dificuldade de reconhecimento do governo, pelas disputas por poder e as divergências de algumas províncias com relação ao governo central.
3
Dislike0
User badge image

Pietro Rd Santos

Obrigado me ajudou muito.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro II  tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).

 

Assim foi dividido em algumas regências: 

 

- Regência Trina Provisória (1831): regentes Lima e Silva, Senador Vergueiro e Marquês de Caravelas.

 

- Regência Trina Permanente (1831 a 1835): teve como regentes José da Costa Carvalho, João Bráulio Moniz e Francisco de Lima e Silva.

 

- Regência Una de Feijó (1835 a 1837): teve como regente Diogo Antônio Feijó.

 

- Regência Interina de Araújo Lima (1837): teve como regente Pedro de Araújo Lima.

 

- Regência Una de Araújo Lima (1838 a 1840): teve como regente Pedro de Araújo Lima.


 

 

O Brasil passou por uma grave crise política e diversas revoltas durante o período regencial.  A disputa pelo controle do governo entre diversos grupos políticos foram:  Restauradores (defendiam a volta de D. Pedro I ao poder); Moderados (voto só para os ricos e continuação da Monarquia) e Exaltados (queriam reformas para melhorar a vida dos mais necessitados e voto para todas as pessoas).


 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais