Buscar

Termorregulação Corporal

“Sob uma variedade de condições físicas e ambientais, o equilíbrio entre a produção e a perda do calor, que é resultante da ação dos centros termorreguladores, mantém a temperatura corporal em níveis estáveis, ou seja, em torno dos 37ºC. Na maioria dessas situações, o organismo não precisa acionar ações termorreguladoras excepcionais para manter em equilíbrio sua temperatura central. Entretanto, quando o corpo é exposto a situações térmicas excedentes de calor ou de frio, que ultrapassam os limites deconforto térmico, essas ações são acionadas para que se mantenha o calor interno estável, evitando alterações funcionais prejudiciais ao organismo. ”

 Neste contexto e considerando os conceitos de termorregulação corporal descreva quais mecanismos de regulação de temperatura serão aplicados pelo organismo de um indivíduo que resolveu fazer uma caminha no calçadão a Beira Mar em um dia ensolarado, com sensação térmica de 37°C.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.


Ao ser liberado na superfície do corpo, o suor inicia um processo de evaporação. Durante esse processo, ocorre a liberação de energia calorífica e, consequentemente, o corpo esfria. Sendo assim, podemos perceber que a produção de suor em si não provoca a diminuição da temperatura corpórea, sendo essa propriedade conseguida com a evaporação dessa substância.


Apesar da regulação da temperatura ser importante, é fundamental frisar que, ao liberar suor, ocorre uma perda muitas vezes excessiva de água. Esse processo, caso não haja uma hidratação constante, pode levar a uma perda hídrica conhecida como desidratação.


Algumas pessoas possuem ainda uma condição conhecida como hiperidrose. Nesse caso, observa-se uma sudorese excessiva, mesmo em repouso, que muitas vezes é motivo de constrangimento. Dentre as causas da hiperidrose, podemos destacar os fatores emocionais, genéticos e algumas doenças. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, antitranspirantes, procedimentos com toxina botulínica ou cirurgia.

1
Dislike0
User badge image

gleice lobato

O homem é considerado homeotérmico, pois sua temperatura corporal interna permanece constante, independente das variações do meio externo. Para manter esse equilíbrio a temperatura corporal interna é regulada através de processos metabólicos, ou seja, a homeostase térmica.

O organismos utiliza-se de mecanismos fisiológicos e comportamentais para produzir, reter e dissipar calor. Quando ocorre o aumento na temperatura corporal pelo exercício físico, esses processos metabólicos entram em ação, para manter a temperatura corporal em equilíbrio dinâmico entre a quantidade de calor produzida e a quantidade perdida. Entre vários mecanismos fisiológicos o fluxo sanguíneo tem uma importante função em armazenar calor, pois esse fluxo permite a transferência de calor do centro corpo para a pele. Esse processo acontece através do aumento do fluxo sanguíneo cutâneo, para aumentar a perda de calor para o meio externo, sempre que o corpo tende a perder calor.

Outros mecanismos fisiológicos que envolve a termorregulação do corpo com o ambiente quando uma pessoa estar fazendo uma atividade física, ocorre a perda de calor primeiro por condução e irradiação, pois a temperatura corporal ficar maior que a do ambiente, depois essa temperatura do meio fica maior que a da pele, fazendo o corpo ganhar calor e liberando através de suor, ocorrendo o processo da evaporação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

termorregulação

Biofísica e Física Biológica

FJN

User badge image

Silvia Florencio

Materiais relacionados