Buscar

quais musculos da regiao anterior do braço que fazem flexao do cotovelo?

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Moreno

Os principais músculos envolvidos são o bíceps braquial, o braquiorradial e o braquial.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

A articulação do cotovelo é a articulação da articulação sinovial entre o úmero no braço e o rádio e a ulna no antebraço, que permite que o antebraço e a mão sejam movidos para longe do corpo. 


Existem três músculos flexores principais no cotovelo: 

  • O braquial que atua exclusivamente como flexor do cotovelo e é um dos poucos músculos do corpo humano com uma única função. Tem origem baixa no lado anterior do úmero e é inserida na tuberosidade da ulna. 
  • braquiorradial atua essencialmente como um flexor do cotovelo, mas também supino durante a pronação extrema e pronador durante a supinação extrema.  Origina-se na crista supracondilar lateral distalmente no úmero e é inserido distalmente no rádio no processo estiloide.
  •  O bíceps braquial é o principal flexor do cotovelo, mas, como músculo biarticular, desempenha também papéis secundários importantes como estabilizador no ombro e como supinador. Origina-se na escápula com dois tendões: o da cabeça longa no tubérculo supraglenoidal logo acima da articulação do ombro e o da cabeça curta no processo coracóide no topo da escápula. Sua principal inserção é na tuberosidade radial no rádio.

Fonte: http://www.anatomiaonline.com/articulacoes-membro-superior/

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Apesar da diminuição gradual do volume muscular do braço até os dedos, a elaboração de movimentos delicados é muito maior nas porções finais do membro superior. Consequentemente, a inervação motora nessa área é muito mais abundante.

Fonte: http://www.anatomiadocorpo.com/sistema-muscular/musculos-do-braco-antebraco-e-mao/. Acesso em 23/09/2018 às 20h34.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais