Buscar

Qual o Conceito de Controle de Constitucionalidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Luan Bezerra Soares

O controle de constitucionalidade caracteriza-se, em princípio, como um mecanismo de correção presente no nosso ordenamento jurídico, consistindo em um sistema de verificação da conformidade de um ato ( lei, decreto, portaria, etc.) em relação ao conteúdo dá Constituição Federal.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Paulo Bonavides, "controle de constitucionalidade é o conjunto de instrumentos através do qual uma Corte ou outro órgão legitimado exerce um juízo de verificação de compatibilidade (validade) formal, material e circunstancial de determinado ato estatal em relação aos preceitos da constituição".

Segundo Márcio Diniz, o controle visa "preservar a supremacia, formal e material, da Constituição, eliminando do sistema as normas com ela incompatíveis, mantendo a unidade (formal) de sua estrutura escalonada".

Para Gilmar Ferreira Mendes, "os conceitos de constitucionalidade e inconstitucionalidade não traduzem, tão-somente, a ideia de conformidade ou inconformidade com a Constituição. Assim, tomando de empréstimo a expressão de Bittar, dir-se-á que constitucional será o ato que não incorrer em sanção, por ter sido criado por autoridade constitucionalmente competente e sob a forma que a Constituição prescreve para sua perfeita integração; inconstitucional será o ato que incorrer em sanção – de nulidade ou de anulabilidade – por desconformidade com o ordenamento constitucional".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais