Buscar

como quantificar o dano moral da pessoa jurídica sofrido pelo desrespeito do direito de imagem

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Será quantificado por arbitramento ou procedimento comum segundo os artigos 509 a 512 CPC
1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O dano moral se configura a partir da violação de direitos da personalidade, dentre os quais se inclui o direito de imagem, nos termos previstos pelo art. 5º, V e X, da CRFB, bem como pelo art. 20, do CC:

"Art. 5º. [...]

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

[...]

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação"

"Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais."

Assim, se encontra assentada a possibilidade de indenização por dano moral causado à pessoa jurídica, desde que compatíveis com sua natureza (e.g. o direito ao corpo jamais poderia ser reconhecido à pessoa jurídica).

Quanto à quantificação da indenização, devemos observar os mesmos parâmetros da pessoa natural: a extensão do dano, a condição financeira do ofendido, a capacidade do ofensor, o elemento volitivo (dolo ou culpa) e a reprovabilidade social da conduta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais