Buscar

Quais as finalidades da mitose durante a embriogenese,durante o desenvolvimento e na fase adulta do organismo?

1)Defina meiose.Quais os tipos de celulas que esse processo forma na especie humana?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A mitose é um processo de divisão celular caracterizado pela duplicação de todos os componentes celulares e pela distribuição uniforme desses elementos nas células filhas.Na mitose uma célula original 2n, dá origem a duas células filhas também 2n. São idênticas entre si e idênticas à célula original, pois conservam o mesmo número de cromossomos. A mitose se divide em quatro fases: prófase, metáfase, anafáse e telófase.
A mitose garante a reprodução dos organismos unicelulares e o crescimento por aumento do número de células dos organismos pluricelulares. Atua também na renovação tecidual e na regeneração. A mitose permite o crescimento do indivíduo, a substituição de células que morrem por outras novas e a regeneração de partes lesadas do organismo.

1
Dislike0
User badge image

Denise Lima

A mitose é a forma em que todas as células do nosso organismo se dividem, uma célula diplóide dá origem a duas células filhas também diplóides, e células haplóides dão origem a duas células haplóides.

Desde a formação do zigoto, ocorrem sucessivas clivagens (divisões por mitose) formando a mórula, blástula e gástrula sucessivamente, formando o embrião.

As células do nosso corpo não param de sofrer mitose nunca, ou seja, sempre que ocorrer uma lesão, as células se regenerarão por mitose, ou quando as células do sangue (hemácias) se regeneram a cada 120 dias, também é por mitose.

 

Já a meiose só ocorre em células diplóides, e dão origem a quatro células filhas haplóides, esse processo só ocorre no nosso corpo na formação dos gametas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais