Buscar

sobre a síntese de proteínas, qual o conceito de " tradução", o que ela produz e como se realiza???

biologia celular e molecular

💡 4 Respostas

User badge image

Gleisson Gonçalves

A tradução ocorre no citoplasma. Tradução é o nome utilizado para designar a síntese, o mRNA que foi transcrito dentro do núcleo é traduzido no Ribossomos, junto com o tRNA que liga os aminoácidos aos códons do mRNA formando as proteínas.
2
Dislike0
User badge image

Gleisson Gonçalves

... Formando as proteínas.
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As proteínas são macromoléculas muito importantes no organismo dos seres vivos e, por isso, sua síntese é de suma importância.

Essa síntese envolve, basicamente, o DNA, o RNA mensageiro (RNAm), o RNA transportador (RNAt) e o ribossomo. Tudo começa no DNA, onde é formado o RNAm com a sequência de códigos que especifica os aminoácidos que formarão a proteína. Feito isso, o RNAm sai do núcleo em busca dos ribossomos, onde o código é traduzido e a proteína é formada com os aminoácidos que o RNAt fornece.

Portanto, a tradução significa, na síntese proteica, o processo de leitura do código contido na sequência do RNAm. Tal processo ocorre através da ligação do RNAm com o ribossomo, para que este traduza o código contido no RNAm e, com o auxílio do RNAt, conduza os aminoácidos corretos para a síntese da proteína.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais