Buscar

Com base no critério da estabilidade, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como:

💡 2 Respostas

User badge image

Thais Lima

Rígida, uma vez que é modificável por processo de reforma constitucional, em consequência do exercício do poder constituinte derivado reformador, de forma que os eventuais conflitos entre normas constitucionais e norma legais são solucionados pelo critério hierárquico.

Fonte: Curso de Direito Constitucional - Guilherme Peña

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A Constituição de 1988 é classificada pela doutrina majoritária como uma Constituição Rígida, uma vez que seu processo de alteração é mais rígido e dificultoso do que o das normas não constitucionais. A Rigidez fica clara quando da leitura do artigo 60, parágrafo 2º, em comparação com o artigo 47 e 69.

"Art. 60, § 2º. A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros".

"Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros."

"Art. 69. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta."

Alguns doutrinadores dizem que a Constituição de 1988 é super-rígida, uma vez que, além do processo mais dificultoso, possui algumas disposições inalteráveis, que são as chamadas cláusulas pétreas. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais