Buscar

Qual(is) órgão(s) possui(em) competência para definição de infrações administrativas e suas sanções?

💡 2 Respostas

User badge image

Eliton Queiroz

Constatada a consumação da infração administrativa, terá competência para lavrar o auto de infração o agente de uma das entidades que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), Ministério da Marinha, Capitania dos Portos, entre outros órgãos criados para atuar na área ambiental.
0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Todos os Entes Federativos possuem competência para definição de infrações administrativas e suas sanções, conforme se depreende do art. 24, VI-VIII, CF.

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

VI - florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição;

VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico;

VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico;

No âmbito federal, a Lei nº 9.605/1998 tratou de definir infração administrativa ambiental e o Decreto nº 6.514/2008 regulamentou a matéria, especificando as infrações administrativas.

Segundo ensina o Professor Fabiano Melo:

“Conceitua o art. 70 da Lei nº 9.605/1998 que infração administrativa ambiental é “toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”.

O Decreto nº 6.514/2008, em seu art. 2º, parágrafo único, dispõe que as infrações elencadas em seu Capítulo III não excluem a previsão de outras infrações previstas na legislação. De fato, há tipificação de infrações administrativas em outros diplomas, como a Lei nº 9.433/1997 (Recursos Hídricos), a Lei nº 11.105/2005 (Biossegurança), entre outras.

São competentes para a lavratura do auto de infração e a instauração de processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sisnama, designados para as atividades de fiscalização, e os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha (art. 70, § 1º, da Lei nº 9.605/1998). A Marinha não é mais um ministério na estrutura administrativa do Poder Executivo federal.

Atualmente, integra o Ministério da Defesa. A compreensão, dessa forma, deve ser os agentes das Capitanias dos Portos, da Marinha.

A lavratura do auto de infração cabe àqueles designados para as funções de fiscalização, como já decidiu o STJ:

Mandado de segurança. Ibama. Poder de polícia. Competência para lavrar a infração.

I – Cuida-se mandado de segurança impetrado contra o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, com o objetivo de anular o Auto de Infração nº 247103-D, decorrente da apreensão de agrotóxicos originários do Paraguai, lavrado por Técnico Ambiental. Ordem concedida em razão da incompetência da autoridade que lavrou o auto.

II – A Lei nº 9.605/1998 confere a todos os funcionários dos órgãos ambientais integrantes do Sisnama, o poder para lavrar autos de infração e instaurar processos administrativos, desde que designados para as atividades de fiscalização, o que para a hipótese ocorreu com a Portaria nº 1.273/1998.

III – Este entendimento encontra-se em consonância com o teor da Lei nº 11.516/2007, que acrescentou o parágrafo único ao artigo 6º da Lei nº 10.410/2002, referendando a atribuição do exercício das atividades de fiscalização aos titulares dos cargos de técnico ambiental.

IV – Recurso provido (REsp nº 1057292/PR, Rel. Min. Francisco Falcão, Primeira Turma, j. 17.06.2008, DJe 18.08.2008).

A instauração do procedimento pode ocorrer mediante representação de qualquer cidadão dirigida aos órgãos do Sisnama (art. 70, § 2º, da Lei nº 9.605/1998), ou de ofício, com o conhecimento da ocorrência da infração pela autoridade competente (art. 70, § 3º, da Lei nº 9.605/1998).

O auto de infração, lavrado por agente capaz, em observância às prescrições legais, goza de presunção de legitimidade.” (Direito Ambiental. 2ªed. e-book. pgs. 463)

Art. 70. Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

§ 1º São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha.

§ 2º Qualquer pessoa, constatando infração ambiental, poderá dirigir representação às autoridades relacionadas no parágrafo anterior, para efeito do exercício do seu poder de polícia.

§ 3º A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infração ambiental é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante processo administrativo próprio, sob pena de co-responsabilidade.

§ 4º As infrações ambientais são apuradas em processo administrativo próprio, assegurado o direito de ampla defesa e o contraditório, observadas as disposições desta Lei.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais