Buscar

qual o melhor método para aprender fisica geral

💡 1 Resposta

User badge image

Raissa Silva

É importante esclarecer que mais do que matemática, física (qualquer uma delas) exige bastante do conceito. 

Aí vão algumas dicas.

Aulas e estudo

Primeiro: exija que o professor forneça o plano de ensino ou encontre uma maneira de ter acesso a ele. O plano de ensino é fundamental para entender o que o professor já deu e o que ele dará. Isso te guiará nos estudos.

Segundo: não falte. É importane, por mais que o profesor seja ruim, comparecer a todas as aulas porque ele pode falar coisas importantes e que podem cair nas provas.

Terceiro: perceba o seu método de estudo. Você sente que precisa escrever para estudar? Então escreva. Sente que precisa ouvir para entender uma explicação? Então ouça. Entender como você aprende é fundamental porque isso te ajudará muito quando estiver estudando a parte teórica da física.

Sobre a teoria

Passo 1: encontre um livro que entenda. Há inúmeras opções e nem sempre aquele que o professor te indicar será o melhor livro para entender.

Passo 2: faça resumos, mapas mentais. Anote as principais fórmulas, leis, exceções e reprduza os gráficos. Eu sou uma pessoa bastante visual e aprendi ondulatória com gráficos.

Passo 3: estude todos os dias pelo menos meia hora por dia a teoria. Se você já fez o resumo, leia os resumos das aulas que você já teve e que podem cair na avaliação. Certifique-se de que você entendeu tudo.

Passo 4: tire as dúvidas teóricas. Procure o professor na aula, procure o monitor, pergunte a um amigo mais inteligente do que você.

Passo 5: o tempo é dado antes de ser tirado e não há como vencer uma corrida contra o tempo. Use todo o tempo disponível que você tem para os estudos e uma parcela dele para o lazer. 

Passo 6: aula dada, aula estudada. Não deixe o conteúdo acumular. Não estude para passar, estude para aprender.

Passo 7: não estude muitas horas a mesma coisa. Alterne os assuntos e faça pausas. Isso ajuda na memorização do conteúdo.

Sobre os cálculos

Passo 1: leia o problema. O que ele está pedindo? 

Passo 2: após determinar o que o problema quer, pense: há alguma palavra limitando minha resposta? Exemplo de palavras usadas pelo tinhoso para fazer seu 10 tender a zero: repouso, equilíbrio, circularmente, uniformemente, sem interferência, isolado, permanente... Preste atenção.

Passo 3: olhe para as unidades de medida dos dados que foram fornecidos. Estão no SI? Precisará converter? As unidades são coerentes com a unidade que deverá ser dada a resposta?

Passo 4: olhe para as fórmulas que anotou no resumo e decida: elas são suficientes para responder o exercício? Elas podem ser usadas para o contexto do exercício, sem restrições? Há alguma situação no exercício que me permita simplificar as fórmulas que já tenho? Precisarei deduzir alguma coisa?

Passo 5: resolva. 

E se der errado?

I. Olhe para os dados que utilizou, eles estão na unidade de medida correta?

II. Olhe para a matemática que você fez, esqueceu algum sinal? Alguma multiplicação? Derivou corretamente? Verifique, se for o caso, na tabela de derivadas e integrais.

III. Olhe para o contexto, você assumiu algo como verdade que não era verdade? Você determinou corretamente o sentido das forças e as forças envolvidas? Há alguma particularidade que esqueceu de considerar? Há alguma particularidade que considerou e não deveria?

IV. Refaça o exercício.

 

Espero ter ajudado.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais