Buscar

De que forma Castel divide as classes sociais em hierarquia?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

ñõ

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder a esta questão, serão utilizados conhecimentos da disciplina de “Geografia” e “Sociologia”


Com o advento do capitalismo, as denominações da “Classe burguesa” para os donos dos meios de produção (Patrões) e “Classe trabalhadora ou proletária” para os vendedores da força de trabalho (mão-de-obra) foi a que se perpetuou.

Robert Castel, em seu livro “Metamorfoses da questão social” traz uma reflexão sobre as novas facetas da exclusão social. Esta obra traz à tona questões como a “precariedade do emprego” e a “desfiliação social” no lugar de “exclusão social”.

Durante a crise francesa na década de 1970, que ocasionou um aumento do desemprego, empobrecimento majoritário da classe trabalhadora e exclusão (desfiliação) social, surgiram os conceitos de “vulnerabilidade” e “risco”.

A ineficácia dos sistemas de proteção social em relação aos problemas na época apresentados, fez Castel partir do princípio de que as sociedades modernas (à época) eram construídas sobre o alicerce da insegurança, tornando as massas vulneráveis, facilmente observando nos fenômenos de alto desemprego e precarização do trabalho.

Para Castel, essa precarização das condições de trabalho e baixos salários foram responsáveis pelo desemprego em massa, instabilidade da situação profissional e a ineficiência dos sistemas clássicos de proteção social, aumentando bastante o número de pessoas “supranumerárias”, empregados precariamente e “inempregáveis”. Para os indivíduos empregados em condições precárias, foi criada a expressão “precariados” numa alusão à aglutinação dos vocábulos “precários” e “proletariados”.


Fonte:“Metamorfoses da Questão Social: Uma Crônica do Salário”

Autor: Robert Castel

12ª edição

Ed. Vozes

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais