Buscar

Por que os vacúolos pulsáteis (ou contráteis) são geralmente observados em protozoários de água doce?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os protozoários de água doce, em geral, possuem vacúolos pulsáteis, que constantemente se enchem de água e se esvaziam, eliminando água para o meio externo. Já os protozoários de água salgada raramente apresentam essas estruturas.


Isso ocorre porque, os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água. Os protozoários de água salgada raramente possuem vacúolos pulsáteis, uma vez que, são isotônicos em relação ao meio externo, e, portanto, não apresentam problemas em sua regulação osmótica.


Portanto, os vacúolos pulsáteis (ou contráteis) são geralmente observados em protozoários de água doce porque eles são hipertônicos em relação ao meio externo e estão constantemente recebendo água por osmose. Assim, para não explodir, eles eliminam o excesso de água por esses vacúolos

fonte: https://vestibular.uol.com.br/questoes/ajax/questao-13-biologia.htm

3
Dislike0
User badge image

Bárbara Tani

 Porque o meio intracelular dos protozoários é hipertônico em relação à água doce. Assim, a água tende a entrar nesses organismos por osmose. Para evitar que haja um acúmulo de água muito grande a ponto de fazê-los "estourarem", os protozoários apresentam esse vacúolos contráteis que eliminam ativamente a água do meio intracelular. 


Só pra completar: Em água salgada, a concentração de sais na água geralmente é igual a concentração no meio intracelular. Então a água não entra no protozoário, não havendo necessidade de vácuolos para eliminar água.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais