Buscar

significado de educação eugênica e faça uma análise de 3 a 5 linhas sobre ela, estabelecendo uma comparação com o ensino atual.

💡 4 Respostas

User badge image

Cristina Almeida

significado de Educação Eugênica; a eugenia surgiu como um movimento social nos fiz dos século XIX é o principio do século XX e teve sua origem na obra de Francis Galton, Hereditary Genius (O Gênio Hereditário).

. Francis Galton defendia que tanto os indivíduos como os grupos ou as etnias herdavam, de forma diferente, a habilidade mental. O mesmo acontecia com as características físicas que eram distribuídas pelos membros de uma sociedade, consoante a sua herança genética. (Infopedia)

A educação eugênica tem como propósito estabelecer e evidenciar as características "determinantes" de cada grupo. Nesse sentido, ainda hoje percebe-se esse ideia quando se rotula que negros e pobres estudarão em escolas públicas, enquanto ricos e brancos irão para o ensino particular ou federal. Logo, através desse pensamento, os primeiros serão sempre os operários, e os segundos, líderes.

esta e a resposta padrão esperada

4
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Educação.


A eugenia surgiu como um movimento social no fim do século XIX e princípio do século XX, com sua origem na obre “O Gênio Hereditário” de Francis Galton. Ela defende que tanto os indivíduos como os grupos ou as etnias herdavam, de forma diferente, a inteligência. Vale ressaltar que essa teoria é totalmente falaciosa e foi incentivadora do racismo e da segregação.

A educação eugênica tem como intuito estabelecer e evidenciar as características "determinantes" de cada etnia ou grupo. Temos aspectos negativos desse pensamento ainda hoje, percebe-se isso quando se rotula que pobres e negros estudarão em escolas públicas, enquanto brancos e ricos irão para o ensino particular; colocando o primeiro grupo como os operários, e os segundo como líderes.

1
Dislike0
User badge image

Keila Benchimol

Resumo Resumo: Historicamente as leis são criadas visando atender as necessidades de um determinado local e tempo, levando em consideração aspectos culturais, ideológicos e políticos sobre o qual atuam. Neste sentido, os parlamentares da União pretendiam fomentar o estimulo a uma “educação eugênica” pela adoção de medidas legislativas e administrativas a higiene social buscando o “melhoramento” racial através de medidas sócio/educativas. Para os eugenistas o fator “educação” teria apenas o objetivo de estimular as boas estirpes dos “bem nascidos”; o projeto de lei 138 da Constituição de 1934 pretenderia atuar diante de uma população constituída em sua maioria de negros e mulatos, dificultando que estes contraíssem casamento com pessoas brancas de nível social elevado. O presente trabalhou buscou analisar o discurso de parlamentares e eugenistas que defenderam e articularam o anteprojeto que defendia o estimulo a educação eugênica. Palavras‐chave: Educação, eugenia, Constituição 1934.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais