Buscar

direito constitucional

qual o objetivo do estado, com arrimo na carta magna de 1988

💡 5 Respostas

User badge image

leandro pereira

O direito de punir, apesar de já ter pertencido ao ente privado, tem como titular exclusivo o Estado. A Carta Magna, em seu art. 144, dispõe que “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e do patrimônio”. Assim, torna-se explícito que não se trata apenas de um direito, mas também de um dever, o qual só pode realizado de forma legítima através de um processo.

 O direito-dever de punir do Estado, para ser considerado como legítimo, deve balizar-se à intervenções que não violem a ordem constitucional vigente, para tanto é salutar que denotem a preservação e o respeito à dignidade da pessoa humana.

Sabe-se que o Estado, em virtude de fatores político-econômicos e até da própria evolução da humanidade, assumiu com exclusividade a incumbência de disciplinar as condutas proibidas com suas respectivas sanções, no entanto, esse mesmo Estado mostrou-se incapaz de materializar com excelência suas pretensões quanto à proteção dos bens jurídicos, bem como quanto aos fins da pena.

A proteção dos bens jurídicos dos indivíduos se procede através da incriminação de determinadas condutas. No entanto, apenas proibir ou exigir não é suficiente para que as pessoas se comportem de acordo com a norma penal, mas é imprescindível que o descumprimento tenha como conseqüência uma sanção.

Dessa forma, o Direito Penal tem por finalidade essencial proteger os valores mais importantes dos indivíduos e da sociedade em geral. Tais valores são chamados bens jurídicos penais, entre os quais se destacam: vida, liberdade, propriedade, integridade física, honra, patrimônio público, dentre outros.

Apesar de o ordenamento jurídico prevê o respeito e a proteção à dignidade e à integridade física e moral dos encarcerados, o Estado ainda mantém um sistema cruel e desumano. Sendo que, os efeitos produzidos pela prisão são devastadores à personalidade humana, levando-se em conta que o direito de ter uma vida digna se desfaz no momento em que um indivíduo adentra num dos estabelecimentos prisionais brasileiros.

Deste modo, é salutar uma aplicação garantista da execução penal, concluindo-se pela extinção do tratamento cruel e deprimente que vem sendo dispensado aos presos. É necessário que se façam cumprir as normas constitucionais para que haja uma humanização da execução na pena privativa de liberdade, e, consequentemente, os efeitos da ressocialização possam ser alcançados.

 

0
Dislike0
User badge image

Giulio Eusebio de Oliveira Eusebio

primeiramente não há uma pena desumana em relação aos sentenciados incorporam o sistema prisional,O que há na realidade é uma lei frouxa,onde a punição não alcança seus objetivos de apenar é usar o delinqüente como exemplo mostrando para o que almeja transgredir as leis que está sofrerá as consequências do seus atos(temor)medidas severas a fim de atingir a altura o desprezo pelas regras que todos estam incumbidos de seguir,o crime tinha sempre um lado,pobre,negro,pardo,analfabeto,ironia com que vem acontecendo aonde o crime não tem mais esses adjetivos.Tem estudo do crime tem que ser levado a sério e com seriedade,não com vaidade e ixibizionismo tentando mostrar uma realidade utópica para enaltecer a conduta criminosa como um meio de vida,pos isso vítima da sociedade,ainda assim hoje o negro,pardo e nordestino são vagabundos é o branco vítima de uma falta de estrutura por parte do estado carente em seu dever de educar.
0
Dislike0
User badge image

Giulio Eusebio de Oliveira Eusebio

Outra coisa por que só se vê um classe como criminosa quando é de cima, para baixo??
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais