Buscar

Multa e tributo é a mesma coisa?

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Multa e tributo não se confundem. Inclusive é proibido aumentar a carga tributária como forma de multar o inadimplente. Veja os recursos extraordinários no STF a respeito (RE112910 e 109538)

1
Dislike0
User badge image

Jefersson de Campos

Multa e Tributo são coisas completamente diferentes.

O Tributo segundo o artigo 3º do Código Tributário Nacional é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

A Multa por sua vez é uma sanção por ato ilícito do contribuinte. Uma das caracteristicas da multa é que a mesma é confiscatória e punitiva. Nasce após uma conduta contrária a legislação tributária ou civil, conduta esta que pode ser evitada pelo contribuinte ficando livre da sanção fiscal. Em contra partida, o Tributo é uma imposição do Estado, sendo que o contribuinte não possui meios de se livrar.

0
Dislike0
User badge image

LUCIANA

Não, uma vez que Multa é cometida por iligalidade , já o Tributo é uma lei imposta para que o agente tenha que contibuir com os cofres públicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais