Buscar

qual a importância e como deve ser a comunicação com a pessoa idosa?

💡 2 Respostas

User badge image

Mari

É importante a comunicação com a pessoa idosa, pois ela traz consigo uma carga enorme de vida e muitas vezes, alguns sintomas que apresentam são apenas por falta de alguém que as escute. Se o profissional ouve seu paciente, seja qual for sua faixa etária, já pode entender seu modo de vida e identificar os prováveis fatores que desencadeiam sinais e sintomas. De um modo geral, a comunicação deve ser através de uma escuta ativa e paciente, procurando entender qual o real motivo que leva essa pessoa até um serviço de saúde.

0
Dislike0
User badge image

Janaina Ribeiro Martins

  1. Usar frases curtas e objetivas.
  2. Repetir a mensagem através de palavras diferentes caso haja dificuldade de intrepretação. Por exemplo: se “Precisamos comprar pão para o lanche da tarde” não foi entendido, pergunte “Vamos até a padaria?”
  3. Falar abertamente, em frente ao idoso, sem esconder a boca. Não sair da frente do idoso enquanto fala.
  4. Manter um volume de fala audível para o idoso e evitar outros barulhos e ruídos que possam atrapalhar a audição.
  5. Não interrompa o idoso quando ele está falando. Principalmente, para os que estão enfrentando alguma dificuldade de expressão por linguagem falada.
  6. Evitar a infantilização, principalmente quando estamos falando com um idoso lúcido, com suas capacidades mentais preservadas (mesmo com dificuldades de se expressar).
  7. Pode-se usar a linguagem escrita quando possível e necessário.
  8. Não esqueça que toques físicos como abraços, dar as mãos, etc fazem parte da comunicação afetiva.

Devemos sempre nos posicionar a favor promoção das condições favoráveis a atividades físicas e mentais, para prolongar ao máximo a capacidade dos idoso para cumprir tarefas sociais e culturais.  A capacidade de comunicação é extremamente relevante para que a vida social do idoso seja minimamente preservada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais