Buscar

Quais as taxas de velocidade de cada tipo de Fibra Ótica:monomodo e multimodo?

💡 4 Respostas

User badge image

Igor Aguiar

https://www.fibracem.com/curiosidades/fibra-optica-saiba-suas-diferencas-e-vantagens/

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Ao planejar a construção de uma rede de fibra ótica, a primeira decisão que você costuma encontrar é a fibra monomodo ou a fibra multimodo. Para fazer uma escolha melhor, é melhor ter uma compreensão geral da fibra monomodo e da fibra multimodo, respectivamente.


Geralmente, as fibras de modo único têm um tamanho de núcleo pequeno (menor que 10 µm) que permite que apenas um modo ou raio de luz seja transmitido normalmente 1310 ou 1550nm. Por esse motivo, há pouca reflexão de luz criada quando a luz passa pelo núcleo de fibra de modo único. Isso reduzirá a atenuação da fibra e criará a capacidade de o sinal viajar ainda mais. Assim, fibras monomodo geralmente são usadas em aplicações de longa distância e largura de banda maior. As velocidades nesse tipo de fibra são entre 1 e 10 Gb/s.


As fibras multimodo têm núcleos maiores (62,5 µm ou 50 µm) que guiam muitos modos simultaneamente, o que significa que mais dados podem passar pelo núcleo de fibra multimodo em um determinado momento. Isso criará mais reflexos de luz e maior taxa de dispersão e atenuação, reduzindo a qualidade do sinal em longas distâncias. Geralmente, as fibras multimodo são usadas em aplicações de curta distância, dados e áudio / vídeo em LANs. As velocidades nesse tipo de fibra são entre 50 e 100 Mb/s.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ao planejar a construção de uma rede de fibra ótica, a primeira decisão que você costuma encontrar é a fibra monomodo ou a fibra multimodo. Para fazer uma escolha melhor, é melhor ter uma compreensão geral da fibra monomodo e da fibra multimodo, respectivamente.


Geralmente, as fibras de modo único têm um tamanho de núcleo pequeno (menor que 10 µm) que permite que apenas um modo ou raio de luz seja transmitido normalmente 1310 ou 1550nm. Por esse motivo, há pouca reflexão de luz criada quando a luz passa pelo núcleo de fibra de modo único. Isso reduzirá a atenuação da fibra e criará a capacidade de o sinal viajar ainda mais. Assim, fibras monomodo geralmente são usadas em aplicações de longa distância e largura de banda maior. As velocidades nesse tipo de fibra são entre 1 e 10 Gb/s.


As fibras multimodo têm núcleos maiores (62,5 µm ou 50 µm) que guiam muitos modos simultaneamente, o que significa que mais dados podem passar pelo núcleo de fibra multimodo em um determinado momento. Isso criará mais reflexos de luz e maior taxa de dispersão e atenuação, reduzindo a qualidade do sinal em longas distâncias. Geralmente, as fibras multimodo são usadas em aplicações de curta distância, dados e áudio / vídeo em LANs. As velocidades nesse tipo de fibra são entre 50 e 100 Mb/s.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais