Buscar

Pesquise a diferença existente na combinação e nas aplicações dos gases combustíveis abaixo e onde eles são encontrados

Gás natural, GLP, gás do carvão da hulha, biogás

💡 1 Resposta

User badge image

Thales Koba

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, associado ou não ao petróleo, formado por uma cadeia de hidrocarbonetos, compostos químicos constituídos basicamente por átomos de carbono e hidrogênio.  ​O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular. Composição típica: Metano - 88,5%; Etano - 6,2%; Propano - 2,2%; C4+ - 0,8%; CO₂ - 1,8%; N₂ - 0,5%. O gás natural é usado como combustível em residências, nos fogões, aquecedores de água e, em países de clima frio, nos sistemas de calefação. É utilizado também como combustível industrial no aquecimento de caldeiras onde água é transformada em vapor.

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias. O GLP é acondicionado dentro cilindros e de botijões de gás em estado líquido. É formado por vários hidrocarbonetos sendo os principais o propano e o butano. Sua principal utilização é como combustível em aplicações de aquecimento (como em fogões) e veículos.

O gás de carvão é um combustível gasoso produzido pela destilaçãodestrutiva do carvão. Era obtido em fornos de coque, a partir da hulha na ausência de qualquer gás, e tinha como produtos intermediários o carvão de alcatrão e o coque. Tipicamente é constituído por 50% de hidrogénio, 35% de metano e 8% de mónoxido de carbono. Antes da descoberta do gás natural, o gás de carvão era largamente utilizado como combustível tanto doméstico como industrial. No entanto, o uso deste tipo de gás diminuiu com o aumento da disponibilidade do gás natural.

 

Biogás é o nome comum dado a uma mistura de gases que foi produzido pela decomposição biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Normalmente consiste em uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2), com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S) e umidade. A produção de biogás ocorre naturalmente em qualquer local submerso em que o oxigênio atmosférico não consiga penetrar, como em pântanos, no fundo de copos d'água, intestino de animais, ou de forma antrópica como em aterros sanitários e usinas de biogás. Pode ser usado como gás combustível em substituição ao gás natural ou GLP, na geração de energia elétrica, através de geradores; como energia térmica na produção rural, por exemplo, no aquecimento de instalações para animais muito sensíveis ao frio ou no aquecimento de estufas de produção vegetal. O resíduo sólido dos biofermentadores pode ser utilizado como adubo orgânico e o efluente líquido pode ser aplicado nas lavouras, como biofertilizante, sem problemas de contaminação dos lençóis freáticos, pois, além de água contém nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais