Buscar

Por que somente o Estado possui a autoridade de aplicar penas?

 Um indivíduo, baseado na CFRB/88 não poderia de utilizar de justiça não infringindo a tal?

💡 3 Respostas

User badge image

Thais Alves

O Direito Penal tem por finalidade essencial proteger os valores mais importantes dos indivíduos e da sociedade em geral. Tais valores são chamados bens jurídicos penais, entre os quais se destacam: vida, liberdade, propriedade, integridade física, honra, patrimônio público etc.

Por que essa sanção é aplicada pelo Estado e não pelas próprias vítimas ou seus parentes? Por duas razões: essas pessoas, por seu abalo emocional, não se motivariam por questões de justiça ou de proporcionalidade entre a pena e a infração, mas de pura vingança. Boa parte das pessoas assaltadas ou estupradas, por exemplo, matariam, se pudessem, seus agressores (cf. abaixo, matéria sobre linchamento). A segunda razão é que, quando o Direito Penal intervém o fato já ocorreu e o interesse maior da punição não é retribuir o mal causado, mas, por meio do sofrimento do condenado, mostrar aos potenciais criminosos que não se deve cometer crimes. Vê-se, assim, que o interesse é muito mais social do que individual

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Nos primórdios era comum a aplicação de penas por particulares, sendo que, com a progressão social e com ela a evolução do Direito o direito de punir passou a ser do Estado que possui jurisdição sobre os indivíduos. Dessa maneira, quando alguém exerce a legítima defesa, estado de necessidade, exercício regular de um direito e estrito cumprimento do dever legal não está aplicando uma pena ao criminoso, sendo que esse direito é exclusivo do Estado. Desse modo, um indivíduo baseado na CRFB/88 não poderia utilizar de justiça, pois, o direito do réu a um devido processo legal também está assegurando nessa lei fundamental. 

0
Dislike0
User badge image

Cassiane Corrêa

Porque as pessoas, há muito tempo, viviam em uma sociedade onde era um caos e a população fazia "justiça com as próprias mãos", ou seja, fazia barbárie. O Estado nasceu com o objetivo de criar organização e controle social, por isso, detém o monopólio do poder de aplicar as penas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais