Buscar

O que é FONÉTICA E FONOLOGIA (em libras)?

Explique?

💡 2 Respostas

User badge image

Marci Flores

Fonologia: Estudo do som de um idioma.

Fonética: Na fonologia estuda-se os fonemas que são as unidades mínimas de som. Numa palavra você tem vários sons que isolados podemos dizer que são unidades mínimas sem significado.

Antes de responder sua perguntar, é importante lembrarmos que o reconhecimento tardio da língua de sinais enquanto língua ocorreu somente em 1960 por Wiliam Stokoe.

O termo fonologia esta ligado ao sentido do som, logo é o estudo da sonoridade de um idioma, mas você pode me perguntar como este termo pode servir a Língua de Sinais se esta é a língua de uma comunidade cuja lingua é visou-espacial? Então, o termo foi criado antes do reconhecimento de que, além das línguas orais, as linguas de sinais também são línguas, fazendo com que o termo "Fonologia", seja usado para reconhecer tanto as as undidades mínimas sem significado nas línguas orais quanto nas línguas de sinais. Há discussões sobre o uso do termo "Quirologia" ao invés de fonologia, mas o termo ainda não "pegou".

Em Libras essas unidades mínimas são classificadas em  parâmetros: primários  (Configuração de mão-CM, ponto de articulação PA e movimento M) e parâmetros secundarios (direcionalidade da palma da mão, direcionalidade do movimento).  Cada parâmetro comporta um número de fonemas que, se combinam simultaneamente formando palavras.

Por exemplo: [DANÇAR] você tem CM em "d", PA no espaço neutro e movimento do tipo circular, a palma da mão está direcionada para baixo e a direção do movimento é dentro e fora. Observe que  dentro desta palavra você tem vários "sons", que são unidades mínimas sem significado, mas que ao combiná-las formaram palavras.

Espero ter esclarecido! Para melhor entendimento você precisa saber falar uma língua de sinais.

1
Dislike0
User badge image

rosana

A fonética e a fonologia em libras, estudam as unidades minimas que formam os sinais e que isoladamente não apresentam nenhum significado segundo Quadros essas duas áreas se relacionam, já que possuem o mesmo objeto de estudo.

A fonologia das línguas de sinais estuda as configurações e os movimentos dos elementos envolvidos na produção dos sinais compreendidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais