Buscar

Alguém pode me dizer a diferença entre federalismo centrípeto e centrífugo ????

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

A diferença pode ser analisada sob dois prismas:

O primeiro diz respeito a origem histórica da Federação em questão.

  • Se a Federação teve origem com a união de vários Estados Soberanos que se agregaram num movimento de fora para dentro, será centrípeta, como a Federação norte-americana.
  • Se a Federação teve origem em um Estado Unitário que se fragmentou num movimento de dentro para fora, será centrífuga, como a Federação brasileira.

O segundo diz respeito a como a Federação distribui as competências e poderes entre a União e os Estados-membros.

  • Se a Federação concentra poderes e competências na União, ou seja, tem maior grau de centralização, será uma Federação Centrípeta. Exemplo: Federação brasileira.
  • Se a Federação distribui as competências e poderes de forma a dar mais autonomia aos Estados-membros, portanto com menor grau de centralização, será uma Federação Centrífuga. Exemplo: Federação norte-americana
3
Dislike0
User badge image

Ana Carolina Tavares

O federalismo centrípeta é a expressão utilizada para caracterizar a formação do Estado americano que surge a partir da Constituição dos EUA em 1787, transformando a Confederação dos Estados em uma Estado Federativo, o que demonstra uma mudança no sentido da centralização. Esse aspecto se dá pelo fato da Confederação ser uma forma de reunião de Estados-nações independentes e soberanos a partir de um tratado internacional, enquanto a Federação é uma forma de governo na qual há um único Estado soberano que contém em si membros federativos autônomos, porém incapazes de separarem-se deste (impossibildade da secessão). O federalismo centrífugo, por sua vez, caracteriza a formação do Estado Federado brasileiro com a Constituição de 1891 que instituíu também a República. No nosso sistema, a mudança política ocorreu de um Estado Unitário para uma Estado Federativo, lembrando que o Estado Unitário é aquele que concentra as competências para si, restando aos entes meros poderes administrativo, resultando na não autonomia destes perante o governo central. Logo, centrípeta aponta para a centralização dos poderes políticos do Estado, enquanto a centrífuga (e aí tem a dica de enfatizar o "fuga") consiste na descentralização desses poderes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais