Buscar

Se o candidato "X" tivesse sido eleito Presidente da República e viesse a ser vítima de acidente aéreo, quem assumiria em seu lugar?

Em um caso hipotético, se o um candidato "X" que concorreria as eleições e por ventura viesse a ser o vencedor, passadas as eleições o mesmo fosse vítima de um acidente, quem deveria asssumir? Como se daria a escolha de quem assumiria? O candidato a vice? Ou novas eleições?

💡 7 Respostas

User badge image

Jedaías Barros

Ocorrendo a morte do presidente da república por qualquer motivo, o vice presidente o sucederá, de acordo com a interpretação do art. 79 da CF. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal, conforme o art. 80 da CF. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, ocorrera a eleição extraordinária nos noventa dias depois de aberta a última vaga.

12
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

Quem assumiria seria o Vice-presidente. Morrendo Presidente X e Vice-presidente, quem assumiria seria o presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal, nessa ordem.

Faltando o Presidente X e o Vice-presidente, os provisorios ( o presidente da Câmara dos Deputados, Senado Federal ou o Presidente do Supremo Tribunal Federal) governam até a nova eleição.

A nova eleição (eleição extraordinária) deve ocorrer em 90 dais, salvo se a morte do Presidente e Vice-Presidente ocorrer nos últimos dois anos do mandato, quando então o prazo para eleição extraordinária será de 30 dias.

Os eleitos apenas governarão pelo período que faltar do mandado, quando então, haverá, naturalmente, eleição ordinária.

 

Espero ter ajudado.

2
Dislike0
User badge image

Rafael Mittanck

Em tratando-se de Direito Constitucional o candidato X seria substituído por alguém apontado por seu próprio partido, pois ele é candidato e não presidente e essa é uma discussão muito recente e que está dando muito "pano para manga"...

Já em tratando-se de Direito Eleitoral, automaticamente assumiria o Vice-Presidente (caso esse já tivesse sido eleito, passando a fase de candidato, mesmo que ainda não tivesse assumido o cargo).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais