Buscar

O Que significa função transformadora do direito

💡 2 Respostas

User badge image

JACIELE DAMACENA

No qual o direito não seja dominação, mas sim instrumento de mediação que o qualifique como  abrigo e o refúgio das reivindicações sociais no espaço do conflito, já que o contexto ontológico do direito não deve(ria) olvidar o ser social. O direito existe, não para manter a ordem, mas para transformá-la, e que a ciência do direito existe, não para constatar uma ordem imanente, revelada nas instituições, mas para transformá-la. Ao invés de um direito que, como hoje, conserva privilégios classistas, o desafio de é ter um direito transformador.

 
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

As normas jurídicas têm uma função transformadora do meio no qual são inseridas, resultando em modificações na sociedade.

Uma vez editadas, atendendo os anseios sociais ou as necessidades do legislativo, alteram o sistema de controle social e a relação de influências condicionantes da vida em sociedade, contribuindo também para a formação de novas manifestações de consenso. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais