Buscar

defina ponto empresarial

💡 5 Respostas

User badge image

Carina Vargas

O ponto comercial ou ponto empresarial e um ativo totalmente incorpóreo, integrante do estabelecimento empresarial, e como tal se reveste de extrema importância, não somente na hipótese em que o imóvel seja de propriedade do empresário ou sociedade empresaria, mas também naquelas hipóteses, muito comuns na pratica empresarial, em que o imóvel ocupado pelo empresário ou pela sociedade empresaria seja alugado. Em ambos os casos e comum surgir a cobrança das chamadas “luvas”.

São chamadas popularmente de “luvas” as quantias pagas pelos locatários para obtenção do contrato de locação.

 Constitui contravenção penal, punível com prisão simples de cinco dias a seis meses ou multa de três a doze meses do valor do último aluguel atualizado, revertida em favor do locatário, exigir, por motivo de locação ou sublocação, quantia ou valor além do aluguel e encargos permitidos.

A proibição legal constante da Lei do Inquilnato é relativa à cobrança, pelo locador ou sublocador, de valores como condição para celebração ou renovação de contrato de locação ou sublocação (“luvas”). Porém, pacífica é a possibilidade de alienação do ponto comercial, que nada mais é do que o local em que o empresário exerce suas atividades e que, via de regra, tem impacto decisivo no sucesso de seu negócio.

Logo, e de se admitir a cobrança de “luvas” por parte do locatário que pretenda vender o seu direito ao ponto comercial ou mesmo todo o estabelecimento a terceiro. Essas “luvas” correspondem ao valor econômico do ponto comercial.

0
Dislike0
User badge image

Raquel Bonafe

Ponto comercial é o local onde está estabelecido o comerciante, ou onde realiza habitualmente sua prática comercial.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ponto empresarial é toda a atividade, bens materiais , atrelado ao desenvolvimento que a empresa proporciona em um produto que pode ser localizado em um ponto em que o empresário expõe suas atividades remuneradas atrelado a atividade desenvolvida.


Apesar disso, não deve ser confundida com estabelecimento empresarial, onde se encontra a empresa que desenvolveu.


O ponto empresarial nos dias de hoje pode se equivaler a uma loja representante da empresa em alguma localidade que não seja de propriamente dita da empresa, e sim de terceiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais