Buscar

defina proteinas transmembrana e proteinas perifericas .

💡 3 Respostas

User badge image

livia vaca

 Proteina transmembrana - é um tipo de proteina membranar que envolve a totalidade da membrana biologica a qual e permanente ligada ou seja recobre essa membrana de um lado a outro,podendo cobriir a bicamada lipidica uma vez (unipasso) ou varias vezes (multipasso).

 

 

1
Dislike0
User badge image

livia vaca

Proteina periferica - encontra-se localizados nas extremidades da membrana e serve como receptores, mandando sinais para o interios da celula.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As proteínas de membrana podem ser: Proteínas transmembrana e proteinas periférica


Proteínas transmembrana : atravessam a bicamada lipídica e são anfipáticas. Elas podem atravessar a membrana uma única vez (proteína transmembrana de passagem única) ou então atravessando várias vezes a membrana (proteína transmembrana multipassagem. Elas podem ser em a hélice ou arranjados como barris b (figura abaixo). Podem ter a função de transportar íons, funcionar como receptores ou como enzimas. A grande maioria das proteínas de membrana multipassagem das células eucarióticas e da membrana bacteriana é formada por a hélices transmembrana.


Proteinas periféricas – encontram-se associadas à superfície da membrana, normalmente por interações não covalentes. Não atravessam a membrana. Muitas vezes podem ser removidas por tratamento das membranas com concentrações crescentes de sal, que enfraquecem as ligações iónicas entre estas proteínas e os fosfolípidos e/ou outros componentes membranares.

Portanto, proteínas transmembrana : atravessam a bicamada lipídica e são anfipáticas; proteínas periféricas  encontram-se associadas à superfície da membrana, normalmente por interações não covalentes

Fonte:https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/membrana-celular

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais