Buscar

oq é sombra para Carl Gustav Jung?

💡 6 Respostas

User badge image

gab ☺

Para Jung (2011):

A sombra constitui um problema de ordem moral que desafia a personalidade do eu como um todo, pois ninguém é capaz de tomar consciência desta realidade sem dispender energias morais. Mas nesta tomada de consciência da sombra trata-se de reconhecer os aspectos obscuros da personalidade, tais como existem na realidade.

Se formos sinceros e fizermos um pouco de esforço reconheceremos alguns aspectos da nossa sombra. Ela está naquilo que detestamos nos outros, aquilo que me irrita no outro é um gancho para ela.

É comum pensarmos que a sombra só contém aspectos escuros e negativos da personalidade, contudo é a sombra que nos dá à dimensão humana, que escancara a realidade, que coloca nossos pés no chão. Mas que também esconde potenciais ocultos, tesouros inestimáveis que foram desprezados. É um remédio amargo e necessário! O confronto com ela é uma humilhação para o ego.

Ela também é a parte não vivida da nossa personalidade, por isso seu dinamismo pode conter tanto o bem como o mal. Essa parte não vivida é inconsciente a pessoa e por isso inquietante e se manifestam de forma extrema, primitiva e desajeitada. Mas nela, existe o potencial positivo para novos dons e talentos.

FONTE

2
Dislike0
User badge image

Fabio Piemonte

não seria humilhação para o superego, ao invés do ego !? Já q o superego é q consiste em moralidade ?
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Na psicologia junguiana , a " sombra ", " pode se referir a um aspecto inconsciente da personalidade que o consciente ego não identificar em si mesmo, ou a totalidade do inconsciente, isto é, tudo de que uma pessoa não é totalmente consciente. Em suma, a sombra é o "lado negro".


Como a pessoa tende a rejeitar ou permanecer ignorante dos aspectos menos desejáveis ​​da personalidade de alguém, a sombra é em grande parte negativa. Há, no entanto, aspectos positivos que também podem permanecer ocultos na sombra da pessoa. Ao contrário de uma definição freudiana de sombra, a sombra junguiana pode incluir tudo fora da luz da consciência e pode ser positiva ou negativa.


Pode ser (em parte) uma ligação com instintos animais mais primitivos, que são substituídos durante a primeira infância pela mente consciente. Carl Jung afirmou que a sombra é o lado desconhecido da personalidade.


De acordo com Jung, a sombra, por ser instintiva e irracional, é propensa à projeção psicológica, na qual uma inferioridade pessoal percebida é reconhecida como uma deficiência moral percebida em outra pessoa. Jung escreve que, se essas projeções permanecem ocultas, "o fator de projeção. Essas projeções isolam e prejudicam os indivíduos, agindo como um véu constantemente crescente de ilusão entre o ego e o mundo real.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais